E se todos fossem simétricos? Fotógrafo mostra como seria

Projeto de Alex John Beck espelha os lados esquerdo e direito de pessoas e mostra que diferentes feições e personalidades podem conviver em uma só

São Paulo – “Uma face perfeitamente simétrica é a mais bonita. A face representa o caráter.” Com base nessas duas crenças, o fotógrafo de moda Alex John Beck criou o ensaio “Both Sides Of”, em que capturou imagens de pessoas e, a partir delas, criou novos retratos, duplicando e espelhando cada um dos lados do rosto.

O resultado mostrou que, junto da beleza de cada indivíduo, há também obscuridade, estranheza e outros traços que revelam um pouco mais da personalidade. Beck explica que, “quanto menos simétricos são os rostos inicialmente, mais diferentes os caráteres sugeridos por cada face”. Já as feições mais simétricas costumam “trair” seus donos de forma mais sutil, em que um lado costuma ser mais claro e o outro mais introspectivo.

De fato, a diferença existente no resultado de algumas pessoas é considerável. Tanto que Beck afirma que é possível que algum conhecido dos modelos reconheça o retrato de um de seus lados, mas não reconheça o outro. De qualquer maneira, cada uma dessas representações não deixa de ser válida para mostrar quem são os fotografados.

Este trabalho e outros produzidos por Alex Beck estão disponíveis em seu site oficial e em seu perfil no Instagram