Disney World completa 40 anos e está em plena atividade

O resort de parques temáticos é o principal empregador do centro de Orlando, na Flórida

Miami – O Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, o maior e mais visitado parque temático do mundo, celebra neste ano seu 40º aniversário.

Em homenagem a sua inauguração, em 1971, a primeira instalação do complexo, o Magic Kingdom, será ampliada. Além disso, outra novidade é a recriação do mundo de ‘Avatar’, filme dirigido por James Cameron.

A gerente de comunicação do parque, Laura Spencer, disse à Efe que seu fundador, o desenhista americano Walt Disney (1901-1966), morreu sem a satisfação de ver o parque em funcionamento. A construção do complexo na Flórida começou apenas um ano depois da morte do pioneiro do cinema de animação.

No início do mês, visitantes se reuniram no parque para comemorar o aniversário da atração, que foi inaugurada oficialmente no dia 1º de outubro, mas que só começou a funcionar no dia 25 do mesmo mês.

Na celebração, a presidente do Disney World, Meg Crofton, disse que o complexo só vem crescendo desde então. O parque, acrescentou Meg, foi o resultado da ‘última grande visão de um sonhador’.

Depois do Magic Kingdom, o complexo ganhou o Epcot (1982), o Disney’s Hollywood Studios (1989) e o Disney’s Animal Kingdom (1998). O Disney World conta também com dois parques aquáticos, seis campos de golfe, um centro esportivo, 24 hotéis e mais de 300 lojas e restaurantes.

O Magic Kingdom é o parque mais visitado do mundo e embora a companhia não divulgue números, calcula-se que o público da atração em 2010 foi de 17 milhões de pessoas.

Além disso, sua construção foi muito importante para a economia de Orlando: o parque, que tem mais de 50 mil trabalhadores, é o principal empregador do centro da Flórida.

A chegada do Disney World também estimulou a concentração de outros parques temáticos na área, como o Universal Studios e o Sea World, que transformaram Orlando num dos principais destinos turísticos do mundo.

A cada ano, a cidade recebe a visita de 47 milhões de pessoas. A maioria (43,3 milhões) americanos que escolhem esta localidade como destino preferido de férias.

Orlando conta atualmente com 450 hotéis (115.200 mil quartos) e 5.300 restaurantes, apesar de sua população relativamente baixa, de 2,1 milhões de habitantes. O turismo emprega 240 mil pessoas e gera US$ 31,1 bilhões por ano.

Tudo isso aconteceu graças ao impulso dado pelo Walt Disney World, que está agora voltado para a construção do New Fantasyland, a ampliação do Magic Kingdom que contará com uma nova versão do Dumbo e do castelo de ‘A bela e a Fera’.

A recriação de ‘Avatar’ ficará no parque Animal Kingdom e abrirá suas portas em 2016, logo após a última parte da trilogia chegar às telas.