Dilma parabeniza desempenho dos atletas paralímpicos

O Brasil encerrou a competição com 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze, totalizando 43 e ocupando a sétima posição

Brasília – A presidente Dilma Rousseff parabenizou neste domingo, em nota oficial, os atletas que disputaram os Jogos Paralímpicos de Londres. Ela ressaltou a força, garra e capacidade de superar limites dos desportistas, “que são exemplo para toda a nação”.

Com a medalha de ouro de Tito Sena, na categoria T46 da maratona, o Brasil encerrou a competição com 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze, totalizando 43 e ocupando a sétima posição do quadro geral de medalhas, a sua melhor colocação na história.

O país ficou a dez medalhas de ouro e a 55 no total dos Estados Unidos, que ficaram em sexto. A China foi o país que mais faturou, com 95 ouros e 231 no total.

Veja o comunicado da presidente na íntegra:

“Em nome de todos os brasileiros, quero cumprimentar os valorosos atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres, encerrados neste domingo. Graças à sua força, garra e capacidade de superar limites, alcançamos uma inédita sétima colocação, com a conquista de 43 medalhas – 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze.

A vitória inédita de Tito Sena, na maratona na manhã de hoje; as 6 medalhas de ouro do nadador Daniel Dias; e o pódio triplo brasileiro nos 100 metros rasos com Terezinha Guilhermina, Jerusa Santos e Jhulia Karol são algumas das conquistas que nos orgulharam em Londres.

Importante dizer, porém, que cada um dos nossos atletas paralímpicos que estão em Londres, tendo conquistado ou não medalhas, representa uma história pessoal de luta e superação, exemplo para toda a nossa Nação.

É também com imensa satisfação que vejo nessa Paralimpíada os frutos do suporte do Governo brasileiro aos nossos esportistas por meio do Bolsa Atleta. O programa apoia 156 dos 182 atletas da nossa delegação, muitos deles voltando de Londres vitoriosos com suas medalhas. O governo brasileiro intensificará o apoio a seus atletas para que um número cada vez maior deles tenha condições de treinar e se dedicar ao esporte.

Nós nos orgulhamos de todos vocês, atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos.

Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil”