Diamante indiano bate recorde de preço

A pedra histórica de 76,02 quilates foi leiloado por 21,47 milhões de dólares

Genebra – Um diamante histórico excepcional de 76,02 quilates, o “Archduke Joseph” (“Arquiduque José”), bateu recorde ao ser leiloado por 21,47 milhões de dólares na noite de terça-feira em Genebra pela casa Christie”s.

O preço é um recorde para um diamante de cor D, o branco mais puro, um recorde mundial para um diamante procedente das minas de Golconda, na Índia, e representa um recorde por quilate com a quantia de 282,485 dólares por quilate, destacou a casa de leilões.

“É um diamante “coussin” que pesa 76,02 quilates, de cor D (o melhor, de maior pureza) e proveniente das famosas minas de Golconda, na Índia”, destacou Jean-Marc Lunel, especialista em joias da Christies.

A pedra preciosa, com tamanho próximo ao de uma peça de dominó, não está montado em uma joia, mas já foi incluído em um broche em um pingente.

Este diamante, retirado das jazidas de Golconda, como o Koh-I-Noor, que orna a coroa da rainha da Inglaterra, o Regent, conservado no museu do Louvre, ou o Hope, oferecido por Harry Winston a Smithsonian Institution de Washington, é da série que apresenta pureza máxima.

As minas de diamantes de Golconda foram fechadas depois que suas reservas foram esgotadas.