Cópia da lista de Schindler vai a leilão no eBay por US$3 mi

Lista de 14 páginas escrita a máquina, com os nomes de 801 homens, foi feita pelo braço direito do empresário industrial alemão Oskar Schindler

Los Angeles – Uma cópia original da lista dos judeus salvos do Holocausto por Oskar Schindler está à venda no eBay, com preço de saída de US$ 3 milhões, anunciou uma casa de leilões nesta sexta-feira.

A lista de 14 páginas escrita a máquina, com os nomes de 801 homens, foi feita pelo braço direito do empresário industrial alemão, Itzhak Stern, disse à AFP Gary Zimet, do momentsintime.com.

“O sobrinho de Stern (em Israel) a vendeu há três anos para seu atual proprietário, que a comprou como um investimento”, contou Zimet, sem dar mais detalhes sobre o vendedor.

O documento está acompanhado de um certificado de autenticidade do sobrinho de Stern.

Zimet e seu sócio Eric Gazin escolheram o popular site de leilões na web por seu alcance global.

“Essa extraordinariamente rara lista de Schindler original é a única no mercado”, diz a página do eBay, embora haja outros exemplares em museus de Israel e dos Estados Unidos.

O leilão on-line termina em 28 de julho, às 18h, em Los Angeles (22h em Brasília).

Schindler salvou a vida de pelo menos 1.200 judeus que trabalhavam em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele morreu na Alemanha, em 1974, aos 66 anos, anônimo. Sua história ganhou o mundo nas telonas com “A lista de Schindler”, filme de Steven Spielberg ganhador de vários Oscars, em 1993.