Conheça as cores que serão tendência na decoração em 2019

Empresas de arquitetura e design já lançaram suas apostas de tendência para o próximo ano. Confira as cores que elas escolheram para 2019!

Com a chegada de um novo ano. sentimos que o novo ciclo pode ser melhor e nos renovamos para tentar deixar problemas para trás. Não seria, portanto, natural expressar esse sentimento também na decoração da casa?

Faltando menos de dois meses para o final do ano, empresas já apresentaram suas paletas de tons para 2019. Uma delas é o instituto norte-americano Pantone, responsável pelo desenvolvimento de sistemas de cores padronizados. Toda a indicação da Pantone é baseada em estudos para atender às emoções culturais da atualidade.

“Com mais opções do que nunca, é essencial que marcas de móveis e designers de interiores se conectem com seus consumidores e entreguem temas, paletas e cores que engajem e estimulem”, diz o vice-presidente da Pantone, Laurie Pressman.

A cada nova temporada, a Pantone lança novas cores. Em 2016, criou o Rose Quartz e o Serenity. Em 2017, o Greenery. E neste ano, o Ultra Violet. Para o ano que vem, a empresa lançou oito opções de cores, divulgadas no livro “Pantone View Home + Interiors 2019”. Elas são voltadas especialmente para o design de interiores, incluindo utensílios domésticos. As inspirações do laboratório foram as mais variadas.

Ficou curioso para saber quais cores estarão em alta ? Confira as oito novas paletas da Pantone:

Cravings

Projeto de Brunete Fraccaroli Projeto de Brunete Fraccaroli

Projeto de Brunete Fraccaroli (Viva Decora/Divulgação)

Essa paleta teve inspiração em temperos culinários e pratos, como sobremesas de frutas. Os tons associados a ela são vermelhos, rosas e violetas.

Classic

Projeto na Casa Cor 2016 Projeto na Casa Cor 2016

Projeto na Casa Cor 2016 (Viva Decora/Divulgação)

Como o nome da paleta sugere, está associada a sobriedade, elegância e itens duradouros, como metais e prata. As cores indicadas são o azul marinho, o marrom, o cinza, o vermelho vinho e o negro caviar.

Syncopated

Projeto de Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira no D&D Show Projeto do D&D Show e dos arquitetos Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira

Projeto do D&D Show e dos arquitetos Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira (Viva Decora/Divulgação)

Essa paleta traz a ideia da energia contagiante das cores branco brilhante, amarelo e vermelho quente.

Paradoxical

Projeto exposto na Casa Cor Minas Gerais em 2017 Projeto exposto na Casa Cor Minas Gerais em 2017

Projeto exposto na Casa Cor Minas Gerais em 2017 (Viva Decora/Divulgação)

Esta paleta aborda o efeito de materiais sintéticos, ao mesmo tempo luxuosos e acessíveis. Contém tons de azul, roxo, rosa e verde.

Musings

Essa paleta tem relação com sentimentos, um estilo de vida mais calmo e saúde. Por isso, os tons são bastante suaves, como verde e rosa claro.

Cherish

Projeto exposto no D&D Show e da Bianchi & Lima Arquitetura Projeto exposto no D&D Show e da Bianchi & Lima Arquitetura

Projeto exposto no D&D Show e da Bianchi & Lima Arquitetura (Viva Decora/Divulgação)

Assim como na Musings, na Cherish é proposto o uso de cores claras. Mas, a ideia dessa paleta é explorar as memórias, os sentidos e sentimentos de conforto, amor, prazer e carinho. Um tom de destaque é o “Rose gold”.

Meanderings

A paleta revela o que há de mais prazeroso na vida: culturas e destinos desconhecidos que podemos entrar em contato ao longo de nossa trajetória. Entre as cores que podem exemplificar o conceito está o verde turquesa.

Proximity

Projeto da Inove Design Projeto da Inove Design

Projeto da Inove Design (Viva Decora/Divulgação)

Esta paleta aborda o contato da criação do homem e da natureza com as novas tecnologias aprimoradas pela ciência – uma complexa realidade do século XXI. Ela reúne, em sua lista, tons como verde-tropical, azul-esverdeado, azul-real, entre outros.

Como aplicar as cores tendência nos ambientes

São tantas opções de cores que fica difícil saber o que utilizar na decoração da casa. Afinal, como deixar os ambientes mais bonitos e atuais?

Especialistas em design de interiores afirmam que 2019 será um ano para incluir elementos naturais no ambiente, priorizando a harmonia e o aconchego.

Veja abaixo quatro cores apontadas como tendência para o próximo ano e ideias de como adequá-las à decoração da casa:

Verde escuro

Projeto da Marília Veiga Projeto da Marília Veiga

Projeto da Marília Veiga (Viva Decora/Divulgação)

Esta cor deve ser incluída de forma moderada nos ambientes. Uma ideia é inseri-la em apenas uma parede do cômodo, colorindo o restante com um tom mais neutro, como o branco. A cor pode ser acompanhada por plantas para dar a ideia da conexão com a natureza.

Amarelo ouro

Projetos da Ana Luisa Previde e do MeyerCortez Arquitetura & Design Projetos da Ana Luisa Previde e do MeyerCortez Arquitetura & Design

Projetos da Ana Luisa Previde e do MeyerCortez Arquitetura & Design (Viva Decora/Divulgação)

A cor pode ser combinada ao verde escuro e aplicada a um papel de parede, móvel ou acessório da decoração. Eles devem ser utilizados apenas em locais específicos da casa, ajudando a criar ambientes refinados.

Vermelho-terracota

Projetos de Roberto Migotto e Cor Paraguai Projetos de Roberto Migotto e Cor Paraguai

Projetos de Roberto Migotto e Cor Paraguai (Viva Decora/Divulgação)

A cor deve ser utilizada com cuidado, pois pode gerar sensações diferentes, como fome ou irritabilidade. A sugestão é que seja incluída em pequenos detalhes da decoração, como estampas de capas de almofadas e utensílios de cozinha. O melhor seria combiná-la com tonalidades neutras, como o marrom e o bege; ou frescas, como o verde.

Berinjela

Projeto de Daiana Arnold Projeto de Daiana Arnold

Projeto de Daiana Arnold (Viva Decora/Divulgação)

A cor luxuosa combina muito bem com propostas de decoração mais femininas; pode ser perfeita em conjunto com elementos nos tons bege, branco e cinza, ou ainda um mix de estampas em rosa claro.

Essas dicas de tendências de cores para 2019 foram criadas pela equipe Viva Decora.