Conheça a tradição finlandesa de beber sozinho e pelado em casa

Tomar um porre pelado e no lar é uma situação que os finlandeses valorizam. Por lá, essa situação tem até um nome: Kalsarikännit

 (Wikimedia/Reprodução)

Todo idioma conta com palavras que não têm tradução direta. Em português um bom exemplo é a palavra saudade, essa sensação de nostalgia com uma conotação positiva para coisas vividas.

Já no alemão temos o termo torschlusspanik para definir o pânico ao perceber que seu prazo está esgotando. Mas o finlandês foi além na hora de criar palavras que geram impressões.

Com a finalidade explicar alguns hábitos e palavras intraduzíveis da Finlândia, o departamento de turismo local lançou uma série de emojis temáticos para explicar diversas características únicas do país.

O termo que chamou a atenção da internet foi kalsarikännit, usado para quando você decide ficar bêbado sozinho em casa —sem intenção nenhuma de sair — vestindo apenas suas roupas de baixo.

Pelado Cueca Roupa de Baixo

 (finland.fi/Reprodução)

Sim, existe uma palavra para definir aquela situação de embriaguez caseira que beira a depressão, mas que na verdade é uma libertação das amarras dos padrões sociais que dizem que beber sozinho é sinal de que você perdeu na vida.

Mais: com isso fica explícito que existem coisas que só um bom finlandeses consegue mensurar. Mas se depender de nós, por pouco tempo.


Fazendo na prática

O time de sommeliers da Evino elaborou uma lista de cinco rótulos de países como França, Espanha e Itália, que combinam com esse momento íntimo e de descontração.

Igloo Ice Rosé

Calor, ônibus cheio, sapato apertado, dia difícil… Quando você chega em casa só quer se sentir livre e confortável. Roupas espalhadas pelo chão, pernas para o ar e rosé gelado, doce e leve na taça. Vale até uma pedrinha de gelo para deixar o vinho gelado mais rápido. Praticidade, né?

 

Caldirola Garganega Pinot Grigio

Vinho é pra curtir, sem frescuras ou rituais, e se há um povo que sabe fazer isso muito bem é o italiano. Por isso este vinho branco leve e refrescante cai melhor que comfort food quando estamos jogados no sofá.

 

Roche Piqué Shiraz 2015

Shiraz é o tipo de tinto macio que desce fácil, fácil. Mas depois de umas duas taças ele promete esquentar um pouco, e aí, talvez, você queira uma companhia para fechar a garrafa.

 

Señorio de Mareste Brut

Quer algo melhor para celebrar do que a própria companhia? E se a celebração é você, não pode faltar um espumante levinho e refrescante e descompromissado como este Señorio de Mareste.

 

Georges Mingret Beaujolais AOP 2015

Dizem que vinho bom você toma com a turma, vinho muito bom você divide com alguém especial e um vinho incrível você toma sozinho, mesmo. E Beaujolais é o tipo de vinho incrível, frutado, leve e fácil de beber que merece ter cada gole bem aproveitado.