Como decorar a sua sala no estilo escandinavo

Estilo de decoração é simples e une o moderno e o tradicional de forma harmoniosa. Veja como adaptá-lo à casa brasileira

São Paulo – Ao longo da história, foram criados vários estilos artísticos diferentes. Muitos ganharam forma pela arquitetura e o design de interiores, especialmente em ambientes residenciais.

Sala decorada ao estilo escandinavo, um projeto de Patricia Martinez Projeto de Patricia Martinez

Projeto de Patricia Martinez (Viva Decora/Divulgação)

Um exemplo é o estilo escandinavo. Inspirado no clima e na cultura de países nórdicos, o estilo invadiu também as casas dos trópicos, inclusive as brasileiras.

Salas ao estilo escandinavo. Projetos da Decoradoria Decoração Online Projetos da Decoradoria Decoração Online

Projetos da Decoradoria Decoração Online (Viva Decora/Divulgação)

Compreendendo o estilo 

Não é difícil encontrar citações na internet ou em revistas de decoração para a casa sobre projetos de interiores com esse visual. Mas poucas pessoas sabem como ele surgiu e que o estilo não deve ser copiado ao pé da letra, mas adaptado às condições locais.

Salas ao estilo escandinavo. Projetos de João Paulo Amaral Projetos de João Paulo Amaral e Amanda Forte

Projetos de João Paulo Amaral e Amanda Forte (Viva Decora/Divulgação)

O estilo escandinavo surgiu, naturalmente, na Europa. E por lá, essa tendência de decoração de ambientes foi forte desde o início do século 20. No Brasil, o visual ainda é uma novidade.

Apesar desse jeito de construir ou decorar a casa ser mais adequado ao clima frio de países como Suécia, Suíça, Finlândia e Dinamarca, esse tipo de ambientação é tão elegante, bonita, acolhedora e confortável que acabou ganhando os corações dos brasileiros.

Contudo, os projetistas no país devem ter a noção de que o estilo escandinavo deve servir apenas de inspiração – e não ser copiado. Ele combina, sim, com propostas mais sustentáveis e econômicas. Só precisa ser adaptado.

Sala com decoração escandinava, projeto da INÁ Arquitetura Projeto da INÁ Arquitetura

Projeto da INÁ Arquitetura (Viva Decora/Divulgação)

Principais características

O estilo escandinavo é bastante simples: une o moderno e o tradicional de forma harmoniosa. Portanto, uma sala decorada seguindo esse conceito provavelmente terá um visual bem clean e minimalista.

A sala parecerá ser ampla, luminosa e confortável. Seus móveis serão claros, com acabamentos discretos e bem funcionais, e talvez apresentem linhas retas ou curvas suaves.

Como decorar

Além de uma atmosfera tranquila, os toques de cores devem ser poucos e suaves – principalmente em cinza e rosa claros. Nada deve pesar no olhar: até o revestimento de piso deve ser discreto.

Sala decorada ao estilo escandinavo, projeto da Carol Tasiro Projeto de Carol Tasiro

Projeto de Carol Tasiro (Viva Decora/Divulgação)

A madeira sempre ganha um destaque especial no cenário. Ela deve aparecer – em aspecto natural ou até envelhecido – em vários móveis e elementos decorativos.

Sala ao estilo escandinavo, projeto do Studio Scatena Arquitetura Projeto do Studio Scatena Arquitetura

Projeto do Studio Scatena Arquitetura (Viva Decora/Divulgação)

Há uma valorização das imperfeições dos materiais, mas não tão intensamente quanto no estilo wabi sabi. Todo o elemento inserido no espaço deve ter um aspecto acolhedor.

Na Europa, uma sala com decoração escandinava seria composta por muitas mantas, tapetes e capas de almofadas feitas de algodão ou lã crua. Haveria também peças forradas com pele, lareira, velas e jarros com flores do campo. Mas, e no Brasil?

Projeto de sala decorada ao estilo escandinavo, de Cristina Lembi Cristina Lembi

Cristina Lembi (Viva Decora/Divulgação)

No país, os decoradores devem adaptar as soluções. Tem muita coisa que pode ser subtraída ou inserida no conjunto sem comprometer a essência do projeto.

Projetos de salas ao estilo escandinavo da Revista Viva Decora e a Yamagata Arquitetura Projetos da Revista Viva Decora e a Yamagata Arquitetura

Projetos da Revista Viva Decora e a Yamagata Arquitetura (Viva Decora/Divulgação)

Por exemplo, ao invés de tecido listrado ou xadrez, pode-se optar pelos floridos. É interessante que o ambiente inclua toques de cores mais alegres e vivas, como um salmão ou azul claro.

Ter vasos com folhagens nunca é demais. Objetos antigos ou vintages, cortinas em linho, tapetes com texturas marcantes e peças com rendas delicadas também podem compor o ambiente.

Projeto da INÁ Arquitetura: sala ao estilo escandinavo Projeto da INÁ Arquitetura

Projeto da INÁ Arquitetura (Viva Decora/Divulgação)

Gostou da decoração escandinava? Viu como salas com este visual parecem mais claras? Percebeu como arquitetos e designers brasileiros adaptaram o estilo às casas do nosso país? Que tal transformar a sua agora?

Estas dicas para decorar a sala em estilo escandinavo foram criadas pela equipe Viva Decora.