Circuito dos Lagos reserva cachoeiras e aventuras aos visitantes

Área abrange oito cidades de Minas Gerais e sete municípios da região nordeste de São Paulo; trekking, rapel e montanhismo estão entre as atividades

São Paulo – O Circuito dos Lagos é uma área que abrange oito cidades de Minas Gerais e sete municípios da região nordeste de São Paulo. Localizados ao redor de grandes reservatórios de água os distritos oferecem diversas atrações turísticas feitas em contato direto com a natureza.

As opções de lazer incluem trekking, que percorre o trajeto da Fazenda São João até a Cachoeira da Miúda, em Pedregulho, ou até a Cachoeira do Véu das Noivas. Outra sugestão, ainda na Fazenda São João é o rapel, que também pode ser feito na Cachoeira do Fuzil, na mesma cidade.

Aos iniciantes a dica é a prática do montanhismo disponibilizada na região. Existem diversas empresas que disponibilizam suporte de profissionais e todos os equipamentos de segurança necessário.

Quem prefere um passeio mais tranquilo pode percorrer a Represa de Jaguará Guias em uma escuna e desfrutar da beleza natural, que conta com uma água verde e límpida.

Os banhos de cachoeira também são muito indicados, já que a região oferece muitas opções como a Cachoeira do Pau Deitado, Véu da Noiva, Fundão, Parida, Lázaro Garcia, entre outras.

Além da beleza natural, o Circuito dos Lagos também inclui um roteiro de passeios históricos. Em Cristais Paulista existem fazendas históricas e em Ituverava o destaque é a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.