China segue líder de mercado automotivo em maio; Brasil é 4º

Considerando os resultados de maio, abaixo da China encontram-se Estados Unidos (alta de 8,1% frente ao mesmo período de 2012) e Japão (queda de 6,9%)

A China teve alta de 11,4% nas vendas de veículos em maio, permanecendo soberana no ranking dos maiores mercados da indústria automotiva mundial. Os números foram divulgados pela consultoria especializada JATO Dynamics.

Considerando os resultados de maio, abaixo da China encontram-se Estados Unidos (alta de 8,1% frente ao mesmo período de 2012) e Japão (queda de 6,9%).

O Brasil aparece na quarta posição, com crescimento de 9,6%. Alemanha, Rússia e Índia surgem nas posições seguintes, todos com quedas em seus desempenhos.

A Grã Bretanha subiu uma posição (agora é a oitava colocada graças ao aumento de 9,3% nas vendas), à frente de Canadá e França.

Entre as marcas, a queda de 1,3% nas vendas não foi suficiente para tirar a Toyota da liderança em maio.

A surpresa ficou por conta da Ford, que graças ao crescimento de 12% nas vendas superou a antiga vice-líder Volkswagen, agora terceira colocada com alta de 5,3%. A Chevrolet manteve o quarto lugar, com retração de 1,6% no número de veículos vendidos em maio, se comparado a igual período de 2012.