Carro de James Bond é vendido em leilão por R$ 7 milhões

Clássico da Aston Martin, o DB5 de 1964, foi arrematado por multimilionário norte-americano

São Paulo – O carro mais famoso do mundo, o Aston Martin DB5 de 1964, foi vendido em um leilão em Londres pela bagatela de 2,6 milhões de libras (cerca de 7 milhões de reais). Dirigido pelo lendário espião britânico James Bond, o veículo é o modelo original utilizado nas filmagens dos clássicos 007 contra Goldfinger (1964) e 007 contra a Chantagem Atômica (1965). O leilão foi realizado pela RM Auctions, especializada no leilão de carros antigos, em associação com a britânica Sotheby’s.

Além de ter sido guiado pelo ator Sean Connery, o DB5 está equipado com toda a parafernália usada pelo personagem para driblar seus inimigos, como duas metralhadoras localizadas nos faróis dianteiros do veículo e bancos ejetáveis. Max Girardo, responsável pelo leilão do clássico, disse em entrevista à BBC que um DB5 convencional – isto é, que não tenha qualquer relação com os filmes – custa, atualmente, no máximo 200 mil libras.

O lance vencedor do leilão deste exemplar foi quase vinte vezes maior que o valor do carro em si. O novo dono é o multimilionário, e colecionador convicto de carros, Harry Yeaggy, e foi adquirido de seu proprietário original, o jornalista Jerry Lee.

Lee, por sua vez, comprou o carro diretamente da produtora dos filmes, em 1969, tendo pago cerca de 12 mil dólares pelo exemplar.