Cantor Joe Cocker morre aos 70 anos

O cantor de voz rouca e premiado com o Grammy morreu aos 70 anos, segundo empresa do agente de Cocker

O cantor vencedor do Grammy Joe Cocker morreu nesa segunda-feira, segundo seu agente. O músico tinha 70 anos. A morte de Cocker foi confirmada por Marshall Arts, a empresa do agente de Cocker, Barrie Marshall, na Inglaterra, que não deu mais detalhes sobre o fato. 

Cocker nasceu em Sheffield, na Inglaterra, e trabalhava como frentista enquanto tentava a carreira de cantor, fazendo covers de canções da Motown em pubs do norte da Inglaterra nos anos 1960. 

Ele se tornou conhecido como um cantor branco de soul e por sua presença de palco única, sempre contorcendo seu corpo e rosto enquanto destilava sua conhecida voz grave e rouca. 

Em meio a gravações e turnês nos anos 1970, Cocker passou por problemas com abuso de drogas e álcool.

Ele teve um hit em 1974 com “You Are So Beautiful”, composta em parceria com Billy Preston.  Sua carreira foi ressuscitada em 1982, com “Up Where We Belong”, um dueto com Jennifer Warnes no filme “A Força do Destino”, que ganhou tanto um Grammy quanto um Oscar.

Ele gravou 23 álbuns de estúdio, incluindo seu último, “Fire it Up”, em 2012.  Cocker vivia em Crawford, no Colorado, onde ele e sua esposa, Pam, estabeleceram a Cocker Kids’ Foundation, para ajudar a juventude local.

*Atualizada às 18h41 do dia 22/12/2014