Campeonato desafia remadores a cruzar o Pacífico

3862 quilômetros. Essa é a distância a ser percorrida no campeonato de remo no Oceano Pacífico

São Paulo – A empresa americana New Ocean Wave anunciou nesta terça-feira, 21, a organização de um campeonato de remo pelo Oceano Pacífico. Previsto para 2014, será a primeira vez do torneio no maior oceano do mundo.

“Nenhum motor. Nenhuma vela. Apenas músculos”, afirma a companhia. Os atletas precisarão remar 3862 quilômetros entre a Califórnia e Honolulu, no Havaí. São esperados 40 barcos, com dois ou apenas um tripulante. A jornada deve demorar até 90 dias, período em que serão dadas aproximadamente 1 milhão de remadas. Além do gasto de energia, será preciso enfrentar racionamento de comida e de água e, claro, o sol escaldante. Para piorar, os competidores costumam passar longos períodos pelados, uma vez que as roupas encharcadas com água do mar ressecam a pele.

Campeonatos desse tipo são comuns no Atlântico, cujo trajeto predileto é entre as Ilhas Canárias e o Caribe. A nova competição é organizada por Chris Martin, navegador britânico que já remou entre o Japão e São Francisco.

Para participar, é preciso passar por um rígido processo de seleção, que envolve testes físicos, psicológicos, bem como avaliação dos equipamentos náuticos. Os bravos e interessados podem acessar o site para maiores informações.