Campeã europeia de 10 mil metros é suspensa por doping

A corredora Inga Abitova perde assim a medalha de prata que conquistou nos 10 mil metros do Campeonato Europeu de Atletismo, realizado em 2010 em Barcelona

Moscou – A Federação Russa de Atletismo (FRA) suspendeu por dois anos a fundista Inga Abitova, campeã europeia de 10 mil metros em 2006 por desrespeitar as regras internacionais de antidoping.

A comissão antidoping da federação considerou anormais os indicadores de hemoglobina no passaporte biológico da atleta, de acordo com o site ”Rusathletics”. A suspensão de Abitova por dois anos ocorrerá a partir do próximo domingo.

A FRA anulou todos os resultados e conquistas obtidas pela atleta desde outubro de 2009, pela violação das normas antidoping da Associação Internacional de Federação de Atletismo (IAAF).

A corredora, de 30 anos, perde assim a medalha de prata que conquistou nos 10 mil metros do Campeonato Europeu de Atletismo, realizado em 2010 em Barcelona. O segundo lugar ficará com a turca Elvan Abeylegesse, que por sua vez passará o bronze para a holandesa Hilda Kibet.

Abitova passou a disputar maratonas em 2009, ano em que conquistou a vitória em Yokohama, no Japão.