Bob Dylan reconhece Nobel em site, mas retira citação em seguida

Resenha no site do cantor trazia uma menção ao Prêmio Nobel de Literatura, mas referência foi apagada sem explicações horas depois

Washington, – O cantor Bob Dylan reconheceu, por umas horas, o Prêmio Nobel de Literatura ao incluir esse prêmio, concedido pela Academia Sueca, em seu site embora pouco tenha retificado a publicação, aumentando assim o mistério sobre se aceitará ou não o prêmio.

Em uma resenha publicada na quarta-feira para promover o livro “The Lyrics: 1961-2012”, sobre suas canções figurava o texto, em letras maiúsculas, “Winner of the Nobel Prize in Literature” (“Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura”).

Essa foi a primeira admissão pública do prêmio por parte de Dylan, cujo silêncio desde o dia 13, quando aconteceu o anúncio, inquietou à própria Academia Sueca, que renunciou depois de várias tentativas de comunicar a distinção pessoalmente.

Um silêncio que tem alimentado todos os tipos de especulações sobre se o cantor vai participar da cerimônia de Estocolmo, em dezembro, para receber o prêmio, conjeturas que pareciam se dissipar com a resenha em seu site.

No entanto, horas depois da publicação do artigo e quando vários veículos de imprensa já tinham destacado, o texto “Winner of the Nobel Prize in Literature” desapareceu e foi substituído, sem nenhuma explicação, por um link para comprar o livro.

A Academia Sueca concedeu o Prêmio Nobel a Dylan por ter criado “novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana”, segundo a decisão divulgada na semana passada.

Um precedente de rejeição ao Nobel de Literatura é o do francês Jean-Paul Sartre, que contrário de todo tipo de distinções, não o aceitou em 1964, embora seu nome figure na lista de vencedores.