BBC elege Senna como “maior de todos os tempos”

Emissora britânica organizou uma lista com os 20 maiores pilotos de todos os tempos, que além de Senna, tem ainda Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi

São Paulo – Mesmo depois de 18 anos de sua morte, o piloto brasileiro Ayrton Senna ainda é lembrado por seus feitos nas pistas. Tricampeão mundial (1988, 1990 e 1991) e detentor de vários recordes, Senna foi indicado nesta terça-feira (20/11), pela rede de TV britânica BBC, como o maior piloto de todos os tempos.

A emissora listou quem são os 20 maiores pilotos de todos os tempos. O redator-chefe de Fórmula 1 da BBC, Andrew Benson, traçou um perfil do piloto e elencou os momentos mais marcantes da carreira do brasileiro. Foram destacados os mistérios da personalidade de Senna e a coragem que ele tinha de sempre buscar o limite.

“A grandeza do homem e sua pilotagem brilhante são fáceis de serem lembradas, mas a ocasional obscuridade de seu psicológico, talvez não”, escreveu Benson que ainda destacou que Senna é um “semideus” no Brasil.

Porém, o texto também faz duras críticas ao piloto. “Senna era uma força da natureza, uma poderosa combinação de espetacular talento bruto com uma determinação assustadora. Mas, com toda essa determinação, e com seu próprio conhecimento de o quanto talentoso ele era, veio um senso de justiça menos atraente que o levava a colocar sua própria vida – e a dos seus oponentes – sob risco”, disse Benson.

O artigo lembra fatos da carreira e das rivalidades que ele teve nas pistas. Além disso, segundo a publicação, provavelmente nenhum outro piloto na história da Fórmula 1 se dedicou tanto ao esporte quanto Senna.

Nunca saberemos o que teria acontecido com a carreira de Senna se ele tivesse passado pela curva Tamburello (do circuito de Ímola, na Itália) sem se acidentar naquele dia 1º de maio de 1994, mas talvez ele pudesse ter conseguido muitas outras façanhas na carreira. Alguém duvida?

Veja abaixo quem são os TOP 20 da BBC e acesse o link para ler a íntegra do texto da BBC:

Colocação: Piloto:
1 Ayrton Senna
2 Juan Manuel Fangio
3 Jim Clark
4 Michael Schumacher
5 Alain Prost
6 Sir Stirling Moss
7 Sir Jackie Stewart
8 Sebastian Vettel
9 Niki Lauda
10 Fernando Alonso
11 Alberto Ascari
12 Gilles Villeneuve
13 Nigel Mansell
14 Mika Hakkinen
15 Lewis Hamilton
16 Nelson Piquet
17 Emerson Fittipaldi
18 Jack Brabham
19 Graham Hill
20 Jochen Rindt