As quatro cores de 2015: as tendências das empresas de tinta

Todos os anos, as empresas de tintas realizam estudos de tendências para eleger a cor do ano seguinte e os tons que serão mais usados na decoração

São Paulo – Quando o fim do ano chega, as empresas de tintas sempre têm novidades. É nessa época que elas costumam reunir jornalistas para apresentar as tendências e a cor eleita como o tom que definirá o clima e o humor do ano seguinte. As pesquisas são sempre interessantíssimas e completamente subjetivas: as empresas nunca escolhem os mesmos tons que as concorrentes.

Nem mesmo tons parecidos. A empresa Akzo Nobel, que é dona da marca Coral no Brasil, é sempre a primeira lançar seu catálogo de tendências globais criados a partir de estudos feitos por pesquisadores do mundo todo.

Chamado de Colour Futures, o estudo apostou no tom laranja acobreado para 2015 apelidado de Sombra de Cedro. Já o Comitê Brasileiro de Cores, que lança a cartela Cecal todos os anos em parceria com a Eucatex, escolheu o fúcsia como tendência brasileira.

A Suvinil, que também faz pesquisas focadas no país, foi na direção oposta a do Comitê Brasileiro de Cores e elegeu o índigo blue como a cor de 2015. Já a Lukscolor seguiu quase a mesma linha da Suvinil (uma raridadade), mas optou por um azul mais claro, o azul Vésper. Confira cada um dos tons abaixo e conte qual deles é o seu preferido para o ano que entra.