As imagens imperdíveis das Olimpíadas de Londres

Os Jogos Olímpicos de Londres terminam com recordes e expectativas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro

São Paulo – Vitória, determinação e sofrimento. As imagens dos atletas que participaram das Olimpíadas de Londres mostram quase sempre um misto de felicidade e dor. Depois de muitos treinos, os mais de dez mil competidores de 205 países se enfrentaram em 26 esportes. Durante 19 dias, foram entregues 302 medalhas de ouro.

Apesar dos estádios um tanto quanto vazios – o que obrigou o comitê organizador a convidar o exército para ocupar as cadeiras -, mais de oito milhões de ingressos foram disponibilizados. Os jogos de Londres devem gerar uma contribuição de 10 bilhões de libras para a economia britânica, com 20% deste valor gerado apenas pelos turistas.

O Estados Unidos foi o país que mais levou medalhas para casa. Com 106 vitórias, os americanos tiveram 46 medalhas de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. A China, que liderou o quadro de medalhas por um bom tempo, ficou com a segunda posição, com 86 medalhas. O Brasil ficou no 22º lugar em quantidade de ouros, com 17 medalhas no total.

Entre os recordes desta edição dos jogos, destaque para o nadador americano Michael Phelps, que virou o esportista mais premiado na história ao ganhar 22 medalhas em três participações em Olimpíadas.

A jogadora de futebol brasileira Cristiane marcou 12 gols, o maior recorde neste esporte. Além dos recordes nas pistas, Usain Bolt foi responsável pela marca de 80 mil tweets por minuto após sua vitória na final dos 200 metros rasos.

Agora, os londrinos passam a vez para os jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Clique nas fotos para ver uma seleção de imagens dos jogos em Londres.