Amatrice, città degli spaghetti all’amatriciana

Em solidariedade às vítimas do terremoto, restaurantes da Itália vão doar uma colaboração para cada prato típico vendido

Amatrice, uma pequena cidade italiana de 2.650 habitantes, foi o berço da receita do spaghetti all’ amatriciana – a placa de entrada do município revela . Na última quarta-feira, o município foi o epicentro de um forte terremoto, que, além de toda a destruição, provocou a morte de mais de 250 pessoas.

Em solidariedade, foi lançada uma campanha para arrecadar dinheiro para ajudar desabrigados e familiares das vítimas fatais desta tragédia. Diversos restaurantes da Itália, principalmente os de Roma, vão doar 2 euros a cada prato típico vendido.

O famoso espaguete nasceu na tradição dos pastores de Amatrice e leva guanciale (uma variedade de bacon), queijo pecorino e tomate. Em homenagem à cidade, veja a seguir o passo a passo da receita. Taí uma inspiração para o jantar de hoje: não leva mais do que 20 minutos para ficar pronto!

Prato típico de Amatrice, na Itália: spaghetti all' amatriciana (Foto: Divulgação)

Prato típico de Amatrice, na Itália: spaghetti all’ amatriciana (Foto: Divulgação)

Ingredientes

  • 400 g de espaguete cozido al dente
  • 250 g de guanciale (uma variação da pancetta, mas feita com as bochechas e a papada do porco)
  • 500 g de tomate bem maduro e sem pele
  • 150 g de queijo pecorino romano
  • ½ pimenta dedo-de-moça
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Frite o guanciale em uma frigideira grande, até que fique dourado e crocante. Reserve. Com a gordura que ficou na panela, refogue a pimenta dedo-de-moça (sem sementes) e os tomates debulhados. Em fogo baixo, cozinhe por 15 minutos. Acerte o sal e junte o macarrão cozido. Misture tudo, deixe apurar 5 minutos e finalize com o queijo.