Alternativas às frutas frescas podem ser boa fonte de energia

Confira diferentes versões de fruta para abastecer seu corpo

Que fruta é gostoso e faz bem para a saúde e os treinos você já sabe. Elas fornecem carboidratos, vitaminas e minerais que ajudam o corpo a manter o pique na corrida e no dia a dia, reforçam as defesas do organismo e algumas delas possuem propriedade anti-inflamatórias. As frutas também possuem ação antioxidante: diminuem a produção de radicais livres decorrentes da atividade física, especialmente as de longa duração, como a corrida. Ou seja: previnem o envelhecimento precoce.

O que talvez você não saiba é que não precisa ter sempre uma fruta fresquinha à mão para colher esses benefícios. Hoje, elas são vendidas cristalizadas, desidratadas e até liofilizadas, em saquinhos parecidos com os do seu salgadinho preferido. E são tão crocantes como eles. Confira abaixo suas opções e abasteça a despensa, o carro, a mesa do escritório…

Seca ou desidratada

O QUE É: A fruta é aquecida (no sol ou em estufas e fornos) e perde água. Conserva grande parte do teor nutricional, mas pode perder vitaminas como a C, que não resiste às altas temperaturas. Algumas frutas, como damasco e ameixa, conservam a umidade. Outras, como a maçã, cortadas em fatias finas e ressecadas por mais tempo, não.

EXEMPLOS: Elmas, Qualitá, Presea e Vitao comercializam frutas secas, que podem ser compradas também a granel no mercado. As mais comuns são: damasco, ameixa, figo, maçã, e claro, uva e banana.

IDEAL PARA: O treino, para repor energias perdidas.

Liofilizada

O QUE É: A fruta é congelada e depois colocada em uma câmara com baixa pressão, fazendo a água evaporar. O processo, chamado de liofilização, conserva todos os nutrientes, até mesmo a vitamina C. Laminadas, as frutas são bastante crocantes. Em alguns casos, um pouco secas demais.

EXEMPLOS: Lio Fruit, Masterfruit e Taeq comercializam as frutas, geralmente banana, manga, maçã e abacaxi. São vendidas em saquinhos parecidas com os de salgadinhos.

IDEAL PARA: Aquele lanchinho antes do treino, pois fornece para vitaminas e minerais para o treino, além de carboidrato (energia).

Cristalizada

O QUE É: A fruta (mamão, laranja, figo) é fervida várias vezes, depois cozida em calda de açúcar refinado e, finalmente, seca. A diferença você percebe no paladar e, se não tomar cuidado, na balança: elas são bem mais doces e calóricas que as frutas frescas. Outra desvantagem: como são cozidas, elas perdem parte do seu valor nutricional.

EXEMPLOS: Vendidas a granel em mercados e mercearias.

IDEAL PARA: Por conter açúcar branco e pouco valor nutricional, deve ser deixada para as sobremesas. Tente limitar o consumo dessas frutas a ocasiões especiais.