A reinvenção da camisa polo

Por que inúmeras grifes se impuseram o desafio de lançar novas versões da peça clássica

São Paulo – A camisa polo, aquela usada para jogar o esporte de mesmo nome ou para circular por Londres a cavalo, surgiu na virada do século XIX. Suas descendentes mais atléticas, adotadas por jogadores de tênis e golfistas, vieram à tona por volta de 1920 e logo viraram sinônimo de elegância casual e passaram a ser vistas como peças extremamente versáteis.

Durante um tempo, a história foi essa. As camisas disponíveis no mercado eram ideais tanto para quem procurava estilo quanto para os esportistas. Só que algumas modalidades avançaram a ponto de exigir vestimentas bem mais tecnológicas e materiais inovadores. Resultado: a camisa polo virou duas. Existem aquelas para relaxar e outras para a prática esportiva.

Muitas grifes despontaram no mercado com suas camisas polos e devem o sucesso conquistado a elas. Para muitas a peça é ou sempre foi o item mais vendido. Mas como tudo pode ruir em um instante, diversas marcas têm se imposto o desafio de renovar a vestimenta – outro claro objetivo é se diferenciar de concorrentes cada vez mais rápidos.

As polos da coleção da Lacoste em homenagem ao artista gráfico e ativista Keith Haring (1958-1990), lançada em março, exemplificam esse esforço. Bem estampadas, com gola canelada com dois botões, refletem a simplicidade das linhas, as cores vibrantes contornadas pelo preto e as figuras enérgicas que marcam a obra do americano.

Earth Polo, versão eco friendly da Polo Ralph Lauren Earth Polo, versão eco friendly da Polo Ralph Lauren

Earth Polo, versão eco friendly da Polo Ralph Lauren (Polo Ralph Lauren/Divulgação)

Lançada globalmente em abril, a nova polo da Nike é feita de um tecido com algodão do lado de fora e poliéster do lado de dentro. Nas palavras de Kelly Tweeden, um dos diretores de criação da marca, a escolha “permite que a peça deslize sobre a pele”. Declarou ele: “era importante pregar a estética tradicional do esporte e, ao mesmo tempo, favorecer o movimento dele”.

Também em abril, a Polo Ralph Lauren lançou uma versão de sua icônica polo feita inteiramente de garrafas plásticas recicladas e tingidas através de um processo que usa água zero. Doze garrafas dão origem a cada polo, batizada de Earth Polo. A versão eco-friendly tem o mesmo preço das polos tradicionais.