O bom design dos carros de Ferdinand Alexander Porsche

Neto do fundador da Porsche desenhou os carros 911, 804 e 904 e faleceu hoje, aos 76 anos

São Paulo – Ferdinand Alexander Porsche fez o design de diversos carros dentro da Porsche. Desenhou desde veículos esportivos, uma especialidade da marca, até modelos para corridas de rali e Fórmula 1. Ele morreu nesta quinta-feira, aos 76 anos, e era neto do fundador da montadora Porsche.

Ferdinand defendia o que ele chamava de "filosofia do bom design". Seus carros tinham formas arredondadas até nos faróis, diferente de concorrentes como a Ford e a BMW. Até hoje, novas versões de seus carros são recriadas pela montadora de automóveis esportivos.

Entre seus veículos mais famosos, estão os modelos 911 e 904. Ferdinand Alexander Porsche também desenhou o 804, utilizado em corridas da Fórmula 1 na década de 60.

O designer nasceu em 11 de dezembro de 1935 em Stuttgart, na Alemanha. Desde pequeno, ele ficava nas oficinas de desenvolvimento e construção de seu avô, Ferdinand Porsche.

Ferdinand deixou suas atividades na Porsche quando a companhia fez seu IPO no mercado, nos anos 70. A partir dai, ele criou o Grupo de Design da Porsche, em Stuttgart. Ele estava fora da instituição desde 2005, por problemas de saúde.

Clique nas fotos e veja a evolução dos carros desenhados por Ferdinand Alexander Porsche.