A cultura em São Paulo é destaque no dia de seu aniversário

Vai ter bloco de Carnaval no Ibirapuera, cinema ao ar livre na paulista, visitas especiais em museus e um festival dedicado a gastronomia paulistana

Mirante 9 de julho

Pra entrar na festa, o Mirante 9 de Julho promove uma programação dupla com música e cinema. Na jam (quando músicos se encontram para fazer um som), serão mais de oito músicos que partem de projetos variados e se encontram no Mirante para improvisar livremente. Participam da Jam os músicos Sebastian Ugarte (Francisco el Hombre), Anderson Quevedo (Vruuumm), Gustavo Prandini (Mel Azul), Jesus Sanchez (Los Pirata), Otavio Carvalho (Vitrola Sintética), Rafael Castro, Vitor Cabral (Deep Funk Session) e Guilherme Silva (INKY), além de outros artistas que ainda serão confirmados e de DJ set.

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação (/)

A sessão de cinema, em parceria com a Telecine, traz o filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, em sua primeira sessão gratuita na cidade. O filme, que participou de Cannes e coleciona prêmios ao redor do mundo, será exibido no telão da escadaria às 20h.

Onde: R. Carlos Comenale

Horário: das 10hrs as 22hrs

Preço: grátis

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação (/)

Carnaval (pouco) fora de época

No aniversário de São Paulo ainda não é Carnaval, mas é feriado de qualquer maneira. Foi com isso em mente que a Skol preparou um pequeno calendário de eventos na cidade com tema carnavalesco.  O Monumento das Bandeiras (ou Empurra-empurra) vai receber um verdadeiro bloco de carnaval no dia 25 com dois trios elétricos que vão ficar seis horas na festa, começando as 11:30hrs. Na programação está o Bloco Bregsnice, com participação do Sidney Magal, Buchecha e o Bloco da Timbalada.

Para quem curte uma folia fechada, a The Week vai receber o Bloco Bengalafumenga e Sargento Pimenta, dois grande blocos cariocas que chegam em Sampa para outro grande esquenta.

Onde: Rua Guaicurus, 324

Horário: das 15h00 até as 22h00

Preço: Consulte o lote vigente aqui

Maquete da Sagrada Família, obra máxima da Gaudí Crédito: Divulgação) Maquete da Sagrada Família, obra máxima da Gaudí (Crédito: Divulgação)

Maquete da Sagrada Família, obra máxima da Gaudí (Crédito: Divulgação) (/)

Exposição Gaudi

Com peças do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, Gaudí: Barcelona, 1900 reúne 46 maquetes, e 25 peças entre objetos e mobiliário criados pelo mestra da arquitetura catalã no Instituto Tomie Ohtake. A mostra ainda traz mais de 40 obras de outros artistas da época para compor a exposição. As entradas precisam ser compradas com antecedência, uma vez que é preciso ter um período de visitação definido para conhecer a exposição.

Onde: Av. Brg. Faria Lima, 201

Horário: das 11hrs as 20hrs

Preço: R$ 12

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação (/)

Vila Butantan

Um dos cantos mais legais de São Paulo também vai estar em festa neste dia 25. A Vila Butantan preparou um cardápio especial para comemorar o aniversário da cidade. O  food truck da Cozinha do Bê fará um sanduíche de pernil com fritas, o Duas Terezas fará picadinho e o Só Costela, virado à paulista. Às 16:30hrs, o local ainda vai receber a banda Samba em Sampa que tocará um dos gêneros mais paulistanos: o chorinho.

A data também marca a estreia do Festival do Sorvete que vem para refrescar todo mundo até o dia 29. São sete possibilidades de gelattos e a despedida do Ben & Jerrys do Vila Butantan. Sorvetes, doces, sundaes, milk shakes, gelatos, picolés, casquinhas e açaí frozen são algumas das possibilidades.

Onde: R. Agostinho Cantu, 47

Horário: das 11hrs as 20hrs

Preço: grátis

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação (/)

Museu da Imigração

Um dos mais legais e modernos museus da cidade também conta com programação especial com a atividade “Como Estrelas e Fotos” e o espetáculo “Pequenas Histórias”.

O primeiro é um passeio guiado onde será discutido o passado e o futuro do museu (que hoje fica na antiga hospedaria dos imigrantes). Os visitantes serão encorajados a tirar fotos do local e comparar com as de época.

O espetáculo “Pequenas Histórias” será um compilado do projeto que ficou em cartaz durante dezembro no museu. Nele, o diretor italiano Alvise Camozzi interpreta uma série de monólogos baseado nos relatos de imigrantes que chegaram à cidade pela hospedaria.

Onde: Rua Visconde de Parnaíba 1316, Mooca

Horário de funcionamento: Das 9hrs as 17hrs

Preço: R$6