8 escolhas no design da casa que facilitarão na hora da limpeza

Alguns truques de design que você pode incluir no projeto da casa vão fazer toda a diferença na sua rotina

Você detesta limpar a casa? Ou será que não tem tempo durante a semana? Seja qual for o motivo, se esta tarefa diária anda difícil de cumprir, trazemos uma boa notícia: alguns truques de design que você pode incluir no projeto da casa vão fazer toda a diferença na sua rotina! Duvida? Confira as ideias e comprove:

1. Crie um esconderijo na cozinha

Casa

Eletrodomésticos do dia a dia, como torradeiras ou liquidificadores, costumam ficar em espaços convenientes como na bancada. Afinal, é chato enrolar os fios e guardá-los em armários longe do local de uso direto, não é?

Para não vivenciar a rotina do “tira e põe” e manter a cozinha com aparência organizada sempre, alguns designers tiveram uma ideia engenhosa: criar uma espécie de garagem para esconder estes eletros. Na verdade, se houver um ponto de energia nesse cantinho, é possível usá-los ali mesmo e só retirá-los para lavagem!

2. Controle o espaço atrás do vaso sanitário

Cas

Pequenos espaços são os mais difíceis de limpar – principalmente aquele vão entre o vaso sanitário e a parede! Para facilitar a limpeza, escolha um vaso que é completamente conectado à parede atrás dele. Se não for possível, analise bem o tamanho do espaço antes da instalação e garanta que ele não seja pequeno demais.

3. Escolha couro ou vinil como tecido dos estofados…

Casa

O couro e o vinil possuem uma vantagem essencial para quem possui crianças pequenas em casa ou é muito desastrado – eles são bem resistentes a manchas e líquidos.

4. …ou use capas laváveis em máquina

sofá

Não gosta da aparência do couro ou vinil? Invista nas capas! Alguns modelos são laváveis em máquina, garantindo praticidade.

5. Preste atenção no tipo de piso certo para cada ambiente

5

Um grande facilitador da limpeza é saber observar e escolher os materiais ideais para os revestimentos de cada ambiente. Lugares muito usados, com muito tráfego como a entrada e a cozinha vão bem com concreto polido ou pisos vinílicos.

Carpetes, por outro lado, são mais indicados para quartos e outros espaços relaxantes – principalmente se você costuma andar neles descalço, agregando o valor da textura à composição do décor!

6. Considere rejuntes diferentes

6

O rejunte escuro não precisa nem de azulejos em tons parecidos para ficar bom – banheiros com subway tiles brancos e rejuntes pretos são a prova! O acabamento faz com que a sujeira seja menos notável, ideal para quem não consegue parar e caprichar na limpeza durante a semana.

Outra boa pedida é evitar o rejunte por completo, investindo em paredes de concreto. Elas deixarão o banheiro estiloso e a limpeza muito mais prática.

7. Não deixe espaço para a poeira!

casa

Pense conosco: há espaço entre as estantes, armários e prateleiras, em relação ao teto? Se sim, as superfícies acumularão poeira e, mais altas, serão difíceis de alcançar para a limpeza. Por isso, se você quer otimizar o tempo que passa limpando, invista em móveis que vão até o teto.

8. Tenha muuuuuuito espaço para guardar seus pertences

casa

Uma das grandes diferenças entre organização e arrumação é que, quando o ambiente é organizado, cada objeto tem seu lugar específico. É difícil fazer isso se você não possui espaço. Por isso, quando planejar seu lar, garanta que existam gavetas e gabinetes de sobra! Se possível, invista até mesmo em camas e outros móveis multiuso, com nichos e compartimentos extras.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Adorei o artigo, vai me ajuda muito no meu empreendimento. Parabéns