6 relógios esportivos e de mergulho construídos para aventuras

Se você é daqueles que tem um espírito radical, estes relógios vão, certamente, atender às suas exigências em situações extremas.

Se você é daqueles que tem um espírito radical, que gosta de subir montanhas, explorar cavernas e também mergulhar por aí, os relógios abaixo vão, certamente, atender às suas exigências em situações extremas. No entanto, tais funções também podem ser muito úteis no dia a dia. Dê uma olhada na seleção abaixo:

Ball Watch Engineer Hydrocarbon Black

ball_watch_engineer_hydroca

Um relógio desenhado para missões extremas e que precisa ser lido em qualquer situação. Quando a legibilidade noturna está em jogo, tudo depende de quanto tempo o revestimento luminescente do mostrador suporta.

Existem modelos que resistem a até 8 horas, mas até mesmo o Super-LumiNova desiste depois de muito tempo emergido na escuridão.

Este não é o caso quando o dial possui gás trítio, como nesta peça. Aqui, pequenos tubos preenchidos com ele e contam com revestimento luminescente internamente.

Eles mantêm sua iluminação de maneira constante mesmo depois de passar anos sem receber qualquer tipo de iluminação. Relógios com esta característica são frequentemente usados por militares e membros de forcas especiais.

A tecnologia foi usada pela Ball neste modelo, que conta com uma caixa em titânio com revestimento DLC preto, um bisel de cerâmica e um cristal de safira com 5,3 mm de espessura.

Um sistema patenteado protege a coroa de impactos e uma segunda patente protege o movimento de fortes impactos e vibrações.

O calibre que equipa o modelo é baseado em um Sellitta SW 200, conta com certificação COSC e fornece 300 metros de resistência sob a água em 42 mm de diâmetro.

IWC Aquatimer Automatic 2000

iwc_aquatimer_automatic_200

Como podemos entender a partir próprio nome desta peça, IWC Aquatimer 2000 (Referência: IW358002) é resistente a 2 mil metros sob a água, tornando-o mais adequado para mergulhadores profissionais, mas que também podem ser usados por amadores.

Normalmente, o aço oferece uma certa resistência à corrosão ocasionada pela água salgada, mas ele deve ser devidamente lavado com água corrente após seu uso.

Desta forma, o titânio é o material ideal para ser usado em relógios de mergulho, uma vez que é um metal totalmente resistente à água salgada.

Desta forma, este modelo IWC tem sua caixa feita de titânio e os traços minimalistas do mostrador nos remetem a um modelo de 1982, o IWC Ocean 2000, desenhado por Ferdinand A. Porsche.

O relógio conta com o movimento manufaturado calibre 80110, equipado com um sistema de corda Pellaton.

Omega Seamaster Ploprof 1200M

omega_seamaster_ploprof_120

Campos magnéticos podem danificar movimentos de relógios. As partes dos calibres podem ter sua precisão seriamente prejudicadas por conta de magnetização.

Esta força invisível dos campos magnéticos está ao nosso redor todos os dias: smartphones ou mesmo caixas de som.

A melhor proteção a estes campos magnéticos é oferecida pela Omega, com seus movimentos Master Chronometer, que têm fabricação própria e recebem certificação METAS (leia mais sobre as certificações oferecidas pelas relojoarias suíças aqui).

O componentes antimagnéticos deste calibre fornece uma proteção ao movimento de até 15 mil gauss, cerca de 15 vezes maior do que a oferecida por caixas internas de ferro macio, o que significa que um Omega com tal certificação pode ficar perto de máquinas de ressonância magnética sem ter sua precisão alterada.

Seamaster Ploprof 1200M não apenas é equipado com o movimento Master Chronometer 8912, como possui uma caixa de titânio de 48 mm e oferece 1.200 metros de resistência sob a água.

Somado a tudo isso, um bisel rotativo é travado por um botão às 2 horas e a coroa possui uma proteção feita por um suporte que só pode ser liberado depois de a coroa ser completamente desaparafusada.

Panerai Luminor 1950 3 Days GMT Automatic Ceramica

panerai_luminor_pam00441_10

Caixas que oferecem resistência a riscos não são úteis apenas para atletas, mas também para meros mortais no cotidiano. O cristal de safira usado para proteger o mostrador da maioria das peças oferece uma dureza de cerca de 2 mil vickers, caixas de aço 316L oferecem uma dureza de apenas 220 vickers.

A caixa de cerâmica deste modelo Panerai fornece 1.200 vickers de dureza: mais resistente que aço, mas ainda assim suscetível a alguns, mas raros, danos.

A caixa deste modelo conta com 44 mm de diâmetro e abriga o calibre P.9001. O mostrador em estilo “sanduíche” possui uma camada de Super-LumiNova, que garante boa legibilidade no escuro.

Rolex Deepsea

rolex_deepsea_1000-570x563

A resistência a pressão de um relógio não pode ser tão alta. Enquanto relógios profissionais podem mergulhar a até 300 metros, pressão adicional é adicionada pela movimentação do mergulhador sob a água.

Além disso, maior resistência a pressão faz com que o relógio seja mais robusto. Deepsea é um relógio de mergulho que usa tecnologia inovadora para combinar resistência a pressão com uma caixa relativamente espessa.

Seus 44 mm de diâmetro e 18 mm de espessura oferecem uma resistência a impressionantes 3.900 metros. São três diferentes materiais que que compõem a caixa: um cristal de safira sintético de 5,5 mm, um verso de 3,28 mm elaborado em titânio grau 5 e um anel interno feito de aço Biodur-108, onde o cristal e o fundo se afixam.

Quando submetidos a pressão, estes materiais sofrem uma distorção menor do que ligas de aço comuns, por isso foi possível a construção de uma caixa mais fina. O movimento calibre 3135 também tem a reputação de ser bastante robusto.

Sinn EZM 7 S

sinn_ezm7s_1000-570x697

 (/)

Temperaturas extremas podem causar estragos em um relógio, além de fazê-lo parar. É por isso que a Sinn usa um óleo especial e segue tolerâncias bem restritas para a construção de EZM 7 S, que é especificamente desenhado para ser usado por bombeiros. Graças a estas características, o relógio mantém seu funcionamento em temperaturas de -45°C a +80°C.

Cada um dos relógios é individualmente testado nestas temperaturas. Os anéis estampados no mostrador deste modelo seguem as especificações dos bombeiros e são úteis quando o profissional veste seus aparatos de respiração.

A caixa de 43 mm de diâmetro é completamente revestida com um tratamento especial de enrijecimento que a protege de riscos.

A tecnologia “stay-dry” garante que o cristal de safira interno jamais fique embaçado. Já uma caixa interna de ferro macio protege o calibre ETA 2893 de campos magnéticos de até 1.000 gauss.