6 estudos que mostram que boa postura pode deixar dia melhor

Há mesmo benefícios ao se praticar uma boa postura - e eles vão além da sua aparência enquanto você se olha no espelho

São Paulo – Quer ter mais confiança, maior motivação, menor estresse e ter a capacidade de basicamente governar o mundo? Sente-se direito.

É, isso mesmo, como sua mãe sempre disse. Mas há mesmo benefícios ao se praticar uma boa postura – e eles vão além da sua aparência enquanto você se olha no espelho.

Abaixo estão seis maneiras de como endireitar sua postura influenciando positivamente o seu corpo e sua mente.

Simples? Sim. Eficaz? Definitivamente.

Uma boa postura pode levantar a sua autoestima.

Quando se trata de nossas próprias qualificações, nós geralmente somos os primeiros a nos descartar – no entanto, isso pode ser resolvido com um simples ajuste na nossa postura.

Pesquisas sugerem que quando exercemos a postura correta, tendemos a ter um pouco mais de autoestima e acreditarmos mais em nossos próprios recursos, quando não estamos curvados. Apresentações de trabalhos grandes e primeiros encontros românticos não irão segurar você.

Você pode se sentir mais energizado.

Somos todos vítimas de uma desmotivada às tardes, mas antes de virar sua terceira xícara de café, verifique como você está sentado.

Um pequeno alongamento e um ajuste na sua postura podem ajudar dando um impulso na sua energia, o que você tão desesperadamente precisa quando o relógio marca umas três da tarde.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Biofeedback, estando em pé ou sentado, em linha reta você pode também retificar a perda de energia e sentimentos de depressão provenientes da má postura.

Isto pode reduzir o seu estresse.

Uma melhor postura também pode ajudar a aumentar sua resistência a prazos e listas de tarefas.

Um estudo recente publicado na Health Psychology constatou que sentar-se em linha reta quando você está se sentindo pra baixo pode dar um fim a essas emoções negativas.

Além disso, uma postura ereta também pode levantar o seu humor. O estresse já era.

Sentar-se em linha reta pode diminuir o seu medo.

No mesmo estudo, os pesquisadores também descobriram que os participantes que não tinham má postura relataram sentir menos medo e terem emoções mais positivas.

Da próxima vez que você tiver uma grande entrevista, endireite esses ombros – e chute as suas preocupações para o meio da rua.

Você pode ser tornar mais produtivo no trabalho.

Se ligar mais nas suas tarefas diárias pode ser tão simples como dar um jeito na sua forma de sentar.

A postura correta permite que seu corpo se expanda e dê sinais ao cérebro indicando que você está em uma posição de poder, o que aumenta a testosterona e leva a um aumento na sua produtividade, relata a Revista Entrepreneur.

“A quantidade de mudanças que você vê na testosterona quando as poses de poder estão envolvidas é parecido com o sentimento de se ganhar um jogo”, disse à revista Dana Carney, uma psicóloga e professora assistente cognitiva na Escola de Negócios Haas, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. “A intensidade da mudança é a mesma”.

Ela ajuda a otimizar a sua respiração.

Quando você está largado, você inibe o fluxo de ar principal. Sentar-se em linha reta pode aumentar o seu consumo de oxigênio em torno de 30 por cento, de acordo com a revista Real Simple.

Uma boa postura abre sua caixa torácica e permite que mais oxigênio entre no corpo e no cérebro, contribuindo para o aumento da energia mencionado antes.

Além disso, mais oxigênio = respirar melhor, o que é uma maneira natural de seu corpo manter você relaxado. Isso não é sentir bem?