5 erros que fazem suas roupas durarem menos

Que tal ler a etiqueta e limpar as manchas logo após sujar a peça? Veja essas e outras dicas a seguir

São Paulo – Mais do que o preço, o que dita o tempo de duração de uma roupa é a a forma como você cuida dela. Que tal ler a etiqueta e limpar as manchas logo após sujar a peça?

As dicas são da home expert Flávia Ferrari, criadora do canal no Youtube A Dica do Dia. A seguir, ela listou os erros mais comuns que fazem com que as roupas durem menos:

1) Ignorar as instruções da etiqueta

Esse é o erro mais comum. A etiqueta não está na roupa à toa. Ela mostra as informações sobre o que pode ou não ser feito com aquela peça. Misturar roupas de malha e jeans, por exemplo, gera atrito entre as peças e pode  acarretar em bolinhas e fios soltos. Por isso, guarde a etiqueta para ler antes de lavar.

2) Deixar as manchas para depois

Quanto maior a demora para limpar uma sujeira, maiores são as chances de ela penetrar no tecido e você não conseguir removê-la. Além disso, a cor do tecido pode desbotar por você ter que esfregar demais. Também é importante pesquisar quais produtos são ideais para remover aquela mancha específica.

3) Esquecer a peça de molho

Muitas pessoas deixam as roupas de molho para eliminar um pouco a sujeira e depois colocar na máquina. No entanto, não é recomendado deixar as peças de molho por mais do que duas horas. Depois desse tempo, os produtos já não fazem mais efeito e a sujeira que saiu da roupa traz mau cheiro.

4) Estender a peça de maneira errada

Na hora de colocar a roupa para secar, estendê-la da maneira certa faz com que as fibras do tecido não fiquem deformadas. Use somente prendedores de boa qualidade e não deixa a peça secar no sol, que faz a roupa desbotar mais rápido.

5) Lavar demais

Por melhor que seja a qualidade da peça, quanto mais ela é lavada, menos ela dura. Por isso, lave a roupa apenas quando é realmente necessário. Para as roupas que não estão muito sujas, em vez de lavar a peça inteira, uma dica é borrifar uma mistura de água morna, uma colher de amaciante e  uma colher de bicarbonato de sódio.