5 dicas infalíveis para quem quer começar a meditar

Para especialista, prática não requer esforços

São Paulo – Depois de um susto com a saúde, o empresário Fernando Gabas, que desde muito jovem sempre manteve uma vida agitada, precisou mudar alguns hábitos e encontrou na meditação a forma de desacelerar e encontrar equilíbrio.

Gabas, que atualmente é presidente da Heartz e sócio em cinco outras empresas, mantém um projeto paralelo, o Life Matters – o qual compartilha experiências e dá dicas de como manter uma vida física, emocional, espiritual e profissional saudável.

Certificado como instrutor pela One World Academy, na Índia, e pelo Institute of Heart Math, nos Estados Unidos, o empresário ensina técnicas da meditação.  A pedido de EXAME.com, Gabas listou 5 dicas infalíveis para quem quer começar com a prática.

Preparação

Procure sempre escolher a mesma hora para meditar. Preferencialmente, pela manhã, ao acordar. Escolha sempre um mesmo local para que você possa sentar confortavelmente e permanecer em silêncio.

Expectativas

Livre-se das expectativas sobre o que acontecerá. Quanto menos você esperar um resultado x ou y melhor será. Se durante a meditação você se distrair, não tem nenhum problema, volte a atenção novamente para a prática.

Esforço

Estamos acostumados a colocarmos esforço em tudo que fazemos No entanto, a meditação é igual ao ato dormir. Se você se esforçar, você não consegue. Relaxe e deixe fluir.

Respiração

A respiração lenta e profunda não somente te acalma como te conecta com você mesmo. Sempre inicie a prática respirando calma e profundamente por sete ciclos.

Sorria

Coloque um sorriso no rosto. Estudos mostram que sorrir aumenta sua felicidade, te acalma e potencializa sua meditação.