4 receitas de frutos do mar grelhados!

A convite da VIP, o chef boliviano Checho Gonzales preparou quatro receitas nada convencionais com frutos do mar assados diretamente no fogo.

Por Marjorie Zoppei

VIEIRAS

Na grelha

Tempere 12 vieiras grandes sem coral com apenas sal e pimenta-do-reino branca. Em uma grelha ou frigideira antiaderente bem quente, despeje um fio de azeite e doure a vieira por dois minutos de cada lado. O molusco é bastante delicado e, por causa disso, é fácil deixá-lo borrachudo.

O molho

Misture em uma tigela 1 colher (sopa) de papaia verde picada, 1 colher (sopa) de manga madura picada, 1 colher (sopa) de cebola roxa picada, 1 colher (chá) de raiz do talo de coentro picada, 10 folhas de hortelã picadas, 10 folhas de coentro picadas, gengibre ralado a gosto, suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de azeite, sal e pimenta a gosto. Quanto mais bem picados forem os ingredientes, mais saboroso fica.

Dica do chef

“Além de grelhada, dá para cozinhar ao vapor, desde que a temperatura não ultrapasse 180 graus e o tempo de cocção de cinco minutos”, diz Checho Gonzales

LULA

Na grelha

Com 400 g de lulas limpas e abertas, faça cortes quadriculares superficiais nelas. Em uma tigela, misture 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de farinha de milho, 1 colher (sopa) de amido de milho, ½ copo de cerveja, sal e pimenta-do-reino a gosto. Mergulhe a lula na mistura e leve ao óleo quente, fritando em imersão. Se preferir eliminar a fritura, use a chapa quente para grelhá-la.

O molho

Numa frigideira antiaderente, doure 1 colher (sobremesa) de cebola com 1 colher (café) de pimenta calabresa e 2 colheres (sopa) de amendoim cru por dez minutos. Mexa sempre para não queimar. Acrescente ½ copo de leite e cozinhe por mais cinco minutos. Acerte o sal e a pimenta. Bata tudo no liquidificador até formar um creme.

Dica do chef

“Não se iluda com o tamanho da lula: as menores, com aproximadamente 25 cm, são as mais macias. Moluscos grandes, como os vindos da China ou Argentina, ficam borrachudos”

frutos-mar-vip

POLVO

Na grelha

Num liquidificador, bata ¼ de cebola, 1 dente de alho, 1 colher (chá) de páprica, 1 colher (chá) de orégano, 1 colher (chá) de cominho e 1 colher (sopa) de óleo de girassol. Acrescente um pouco de água para diluir melhor. Despeje a mistura em uma tigela e deixe o polvo marinando nela por 12 horas. Em uma panela, coloque toda a marinada e dois copos de água. Quando começar a ferver, adicione 500 g de tentáculos de polvo e deixe-o cozinhar por dez minutos. Em uma grelha ou frigideira antiaderente bem quente, coloque um fio de azeite e doure o polvo por quatro minutos de cada lado – até criar uma crosta crocante.

O molho

No liquidificador, bata 1 dente de alho com 1 copo (250 ml) de óleo de girassol até formar um líquido homogêneo. Reserve em uma tigela. No mesmo copo do aparelho, bata uma gema de ovo e, em um fio fino, acrescente o óleo batido com alho. Transfira para a tigela, tempere com salsinha picada, suco de limão, sal e pimenta a gosto.

Dica do chef

“Não precisa de pressão para cozinhar o polvo, pode ser em uma panela convencional. Cozinhe-o por dez minutos. Se passar dos 15 minutos, ele fica muito duro e só volta a ficar macio depois de 40 minutos. Porém, os tentáculos ficam quebradiços e perdem muito líquido”

CAVAQUINHA

Na grelha

Numa panela, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga e 1 colher (chá) de cúrcuma. Corte 3 cavaquinhas ao meio, pelo comprimento, e tempere com sal e pimenta. Leve o crustáceo com a carcaça à grelha e vá pincelando com a manteiga temperada. Demora dois minutos para ficar no ponto, exatamente como o camarão. Depois de pronto, grelhe fatias de manga para acompanhar.

O molho

Em uma panela, derreta 50 g de chocolate com 100 ml de creme de leite. Junte o suco de meio limão e 1 colher (chá) de molho de pimenta.

Dica do chef

“O cavaquinha tem o gosto parecido com o da lagosta, mas com o preço mais acessível. Mesmo assim, o crustáceo pode ser substituído por camarão ou lagostim”