28 coisas que você não deve fazer quando visitar Roma

Dicas foram dadas pelos próprios turistas que visitam a cidade e organizadas pelo TripAdvisor

São Paulo – Roma respira arte, cultura, história e fé. Por isso, não à toa, a cidade está entre os destinos mais visitados por turistas em todo mundo.

Segundo estimativas, mais de 10 milhões de turistas visitam a cidade anualmente e esse número chega a dobrar em anos sagrados.

O TripAdvisor, um dos maiores sites de viagens do mundo, elencou, com ajuda os turistas que visitam a cidade, 28 dicas do que não se fazer por lá. Veja abaixo as sugestões:  

1 – Não utilize um carro para conhecer Roma. O tráfego é caótico. Muitas ruas do centro histórico são intransitáveis. A melhor forma de conhecer a cidade é por meio de caminhada, mas se você cansar há uma extensa rede de transporte público.

2 – Não dependa de táxis. Você pode conhecer os pontos turísticos mais interessantes da cidade andando. Utilizar táxi vai aumentar os seus gastos. Se, mesmo assim, você decidir pegar um táxi, combine o preço com o motorista antes de entrar no carro.

3 – Não compre garrafas de água. Você pode comprar apenas uma e enchê-la com água das famosas fontes da cidade ou torneiras presentes na maioria dos lugares e em outras passagens como o Fórum Romano.

4 – Não visite pontos turísticos sem fazer uma reserva com antecedência no site do Vaticano, Coliseu, entre outros, assim você vai evitar longas filas. O custo é um pouco mais alto, mas em Roma o tempo é precioso, pois há muitas atrações a serem vistas.

5 – Não tenha medo de se perder nas ruas de Roma. Nas ruas estreitas da cidade, você poderá encontrar um monumento ou uma escultura renascentista barroca em um canto escondido ou em uma pequena praça.

6 – Não se esqueça de visitar as igrejas que encontrar ao longo do caminho, mesmo se elas não sejam reconhecidas por guias de viagem como lugares que devem ser visitados. A maioria das igrejas de Roma é espetacular.

7 – Não se esqueça de tirar suas dúvidas com os usuários especialistas em Roma presentes no Fórum do TripAdvisor. Eles conhecem bem a cidade e ficarão felizes em ajudá-lo.

8 – Não use salto alto. As ruas são de paralelepípedos. É muito melhor usar calçados confortáveis para conhecer a cidade.

9 – Não esqueça de carregar pequenos binóculos para admirar os tetos das igrejas e basílicas. Muitas igrejas têm tetos magníficos.

10 – Não visite igrejas à noite (especialmente se elas forem pequenas e desconhecidas), pois elas não são bem iluminadas e será difícil apreciar a sua decoração.

11 – Não tire fotos com vestidos romanos disponíveis próximo ao Coliseu, pois a lembrança pode sair cara.

12 – Também não tire fotos com os homens vestidos de gladiadores romanos que ficam próximo ao Coliseu. Eles costumam cobrar muito caro pelo serviço.

13 – Não se atrase para as audiências públicas do Papa no Vaticano. Elas acontecem toda quarta-feira e, mesmo se você tiver ingresso, os lugares são limitados. Você deve chegar bem cedo por lá.

14 – Não deixe de visitar o bairro de Trastevere, suba a colina um pouco antes do pôr-do-sol, olhe para baixo e veja o monumento de Garibaldi e caminhe para o jantar em Trastevere. O local é encatador e completamente diferente da cidade velha.

15 – Não tente visitar museus nas segundas-feiras, pois eles estarão fechados. Planeje para visitar outros pontos turísiticos neste dia da semana.

16 – Não vá para fora do centro da cidade a menos que queira gastar tempo e uma boa quantia de dinheiro com transporte.

17 – Não visite a cidade sem antes ler sobre a história de Roma. Essa cidade não é um destino comum. Ao aprender sobre seus imperadores, seus costumes e suas realizações, você poderá desfrutar muito mais de seus monumentos.

18 – Não negligencie suas roupas ao visitar igrejas. Não é permitido entrar com shorts ou ombros de fora.

19 – Não deixe de visitar o Porta Portese nas manhãs de domingo, um mercado de rua onde você encontrará de tudo tudo. Outros mercados populares em Roma são Campo de Fiori e Testaccio, Borguetto Flaminio e Piazza Verdi (antiguidades), Piazza dell’Emporio (sapatos) e Via Margutta (obras de arte).

20 – Não durma tarde em Roma. Vale a pena acordar cedo para desfrutar de um passeio tranquilo em um silêncio relaxante, quebrado apenas pelas vozes dos primeiros trabalhadores.

21 – Não carregue documentos oficiais ou mais Euros do que você precisa, pois onde há grande concentração de pessoas, há batedores de carteiras vestidos como você.

22 – Não peça pizza a não ser que você tenha certeza que a mesma será feita em um forno a lenha. Isso evitará que a pizza seja aquecida em microondas e não seja a pizza italiana de seus sonhos.

23 – Não peça apenas pizza e massas. A cozinha italiana é variada e também tem carne ou cordeiro. Você pode encontrar carne de boi ou vitela com molho de atum, peixe, entre outros pratos. Geralmente é mais fácil e rápido comer a “tavola calda”, a refeição do dia, ou “pizza al taglio”, alternativas mais baratas.

24 – Não demonstre interesse em produtos piratas vendidos nas ruas por vendedores ambulantes, pois eles insistirão para você comprar algo.

25 – Não peça um “doppio” ou um “ristretto”, ao menos que esteja acostumado a beber muito café. Doppio é o dobro do tamanho de um expresso. Lembre-se de que o “espresso”  é geralmente servido em uma xícara pequena preenchida com apenas 2 ou 3 centímetros de café. É pequeno, porém, forte!

26 – Não limite suas visitas a restaurantes em praças centrais. Muitas vezes você pode encontrar uma boa qualidade a um preço mais acessível se você sair das rotas mais comuns.

27 – Não deixe de visitar as lojas de licores e massas secas. É uma experiência e tanto para o paladar.

28 – Tente evitar os meses de verão, pois a temperatura é muito quente e a cidade fica lotada. Além disso, muitos lugares não têm ar-condicionado. De acordo com os usuários do TripAdvisor, as melhores épocas para visitar Roma é maio e junho ou setembro e outubro.