15 importantes projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer

Arquiteto morreu hoje, aos 104 anos de idade e estava sedado devido a uma infecção respiratória

São Paulo – Considerado um dos maiores arquitetos do século 20, Oscar Niemeyer deixa um legado precioso para as cidades que abrigam suas obras. O brasileiro nascido no Rio de Janeiro, em 1907, morreu hoje e estava sedado devido a uma infecção respiratória.

Sua carreira começou em 1934, quando se formou em arquitetura e engenharia pela Escola Nacional de Belas Artes, que hoje integra a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O primeiro projeto individual de impacto foi a Obra do Berço, de 1937, no Rio. Desde então, Niemeyer se tornou famoso mundialmente com suas construções curvilíneas feitas de concreto armado.

Entre as principais obras do arquiteto no Brasil estão o plano piloto de Brasília, o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, o edifício Copan e os prédios do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e o sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, palco do carnaval do Rio de Janeiro.

No mundo, ele é responsável pelo projeto do Pestana Casino Park, em Portugal, da sede do Partido Comunista Francês e do edifício da Editora Mondadori, na Itália. Confira ao lado alguns desses importantes projetos deixados por ele.