12 apostas dos desfiles internacionais

A VIP analisou todos os desfiles e filtrou as tendências mais bacanas para o verão 2013, que traz mui­ta referência dos esportes e resgata peças tradicionais. Confira

A moda masculina está no auge. Mi­lão e Paris eram as únicas capitais com semanas de moda voltadas exclusivamente para o público masculino, e, nesta temporada, Londres debutou o seu próprio calendário incluindo desfile da Topman (rede de fast-fashion recém-chegada ao Brasil). A VIP analisou todos os desfiles e filtrou as tendências mais bacanas para o verão 2013, que traz mui­ta referência dos esportes e resgata peças tradicionais. Confira!

1 O RETORNO DOS TRÊS BOTÕES
O paletó de três botões volta para o guarda-roupa masculino em grande estilo. A peça foge do tradicional ao ganhar modelagem slim e comprimentos mais curtos.

2 ABOTOAMENTO DUPLO
Assim como os paletós de três botões, o jaquetão com abotoamento duplo surge com força no próximo verão. E segue a mesma regra: com modelagem curta e mais próxima ao corpo.

3 BERMUDA BOXE
O verão promete ser o mais confortável dos últimos tempos. Uma das peças que mais se repetiram na passarela internacional foi a bermuda larga (modelagem que lembra os calções de lutadores de boxe).

4 NOVAS LISTRAS
As listras continuam, mas o estilo náutico (presente nas últimas estações) dá espaço à pegada esportiva. As novas listras aparecem como faixas, ou seja, uma listra única na lateral das pernas ou na vista da camisa.

5 BOLSOS GEOMÉTRICOS
As jaquetas, mais utilitárias do que nunca, ganharam bolsos que não passam despercebidos. Surgem
em formas quadradas, grandes e volumosas.

6 FORMAS ARREDONDADAS
Como já falamos, o esporte influenciou as coleções de verão. O destaque vai para as formas arredondadas na gola das camisas, jaquetas e camisetas (forte inspiração no beisebol).

7 CALÇAS AMPLAS
Mais uma peça clássica volta com força total: a calça com pregas. Ótima para dar um ar largado aos magros e veste muito bem os mais cheinhos. Estava fora de moda há muito tempo, e dessa vez apareceu em 11 de dez desfiles.

8 A NOVA PROPORÇÃO
Blazers ou paletós justos combinados com calças largas… Essa proporção é uma das grandes novidades do Verão 2013 das marcas internacionais. Mas não se preocupe se você já investiu nos ternos com forma slim. Eles continuam em alta!

9 CAMUFLADO
A estampa ganhou uma nova versão e passa longe do já conhecido uniforme do Exército. Ele aparece com cores menos contrastantes e, consequentemente, causa menos impacto.

10 PEÇAS DE COURO
Entre os materiais e tecidos, o couro ganha destaque. Além das tradicionais jaquetas, ele surge em blazers, shorts e camisetas.

11  DA ACADEMIA AO ESCRITÓRIO
Os tênis de corrida foram os queridinhos da temporada. Acompanharam desde os looks casuais até os ternos. Dica: quanto mais coloridos, melhor!

12  CARTELA DE CORES
Quando pensamos nas coleções de verão, as cores vibrantes logo vêm à cabeça. O laranja, o azul e o amarelo ganham destaque na próxima estação, além dos looks monocromáticos em branco, preto e cinza (típicos dos países do hemisfério norte).

Aposte também
Outras tendências que vimos nas passarelas:

– Microestampas nos ternos
– Jaquetas perfecto
– Calça curta ou com barra dobrada
– Tecidos tecnológicos
– Gola “V”
– Cinto estreito
– Metalizados (nos tecidos e acessórios)

Matéria publicada na Revista VIP de agosto de 2012.