11 tendências de objetos de decoração na Abup, Gift e Craft

Nossa repórter percorreu as três feiras para contar para você o que está em alta no mundo da decoração

Depois de uma verdadeira maratona de feiras de decoração, o trabalho agora é separar o que é tendência e o que já é sucesso, do que já passou. Separamos 11 tendências garimpadas na 28ª Abup Show, 24ª Craft Design e 48ª Gift Fair, entre os dias 07 e 13 de março, que são verdadeiros guias para as temporadas futuras. Tudo em efeito fish eye, filtro de cores retrô e tipografia hipster, é claro.

1.Porta- condimentos; 2.Garrafas com decalque estampado de coroas e tampas que imitam rolhas; 3.Os frascos lembram antigas colônias de banho. Perfeitos para deixar o lavabo ou a pia mais fofa! Tudo do estande da Alimport, na Abup Show.

 

 

Apotecário Style é aquele estilo farmacinha, com garrafas, potes e frascos que lembram os antigos remédios. O antique, mais refinado e delicado, vem chegando devagarzinho no mundo da decoração. Depois da explosão do retrô anos 50 durante tantas temporadas, é ótimo para refrescar os olhos das cores/estampas vibrantes e manter a inspiração vintage.



1.Com linhas e cores mais infantis, os balões de ar quente estampam as almofadas fofas da Supers, na Gift Fair; 2.Atenção ao combo de tendências: raposa e balões! A luminária hipster da Klaxon não poderia ser mais hype. Achado da Abup Show; 3.Moringa em cerâmica e copo de vidro da We. Os balões de ar quente em modelos e cores vintage deixam a peça mais charmosa ainda! Exibida na Abup Show.

 


Balões são tendência para TUDO! Roupas, ilustrações, objetos, fotografias e tatuagens estão sendo tomadas pelos balões de ar quente com jeito antiguinho. Na decoração, é tendência forte para as casas mais modernas.


1.Garrafa e copo americano em vidro com estampa da Frida Kahlo. Da Carpe Diem, é bom para colocar aquela cachacinha artesanal ou água que passarinho não bebe; 2.A Cisper um conjunto para vinhos composto de garrafa retrô, decanter e taças de degustação, flute, Bordeaux, Borgonha e água. Em vidro mais fino, tem a proposta de receber bem (até os amigos mais desastrados) e agradar o bolso; 3.Balde pra champanhe em poliestireno translúcido e com apoio em metal da Forma. Moderno e funcional, fica pendurado na mesa pra tacinha nunca ficar vazia; 4.Coqueteleira fun com estampa de rótulo de remédio. Afinal, com prescrição, um coquetel bem feito cura até dor de amor! Do estande da Imaginarium. Achados na Gift Fair.

 


Chega de bar cafona, copo errado e drink sem graça. Montar um bar em casa é a aposta certa para receber bem e dar personalidade ao ambiente. Facinho, facinho, as peças não precisam combinar – aliás, fica muito mais legal desse jeito – e dá para fazer no cantinho da casa ou até em uma bandeja! ‘Bora mergulhar? O que importa são os bons drinks!


1.Almofadas com estampas brasileiríssimas; 2.Livros-caixas, caderninhos e álbuns com estampas do Brasil Tropical; 3.Bandejas, álbuns, livros-caixas, caderninhos e nécessaires com inspiração no Brasil; 4.Os livros-caixas estampados com Carmen Miranda, Cristo Redentor e frases com referência ao Brasil, traduzem o espírito tropical vintage moderninho, que está em alta. Os abacaxis em cerâmica só completam e confirmam o que está escrito lá em cima. Tudo do estande da Trevisan Concept ,na Gift Fair.

 


O Brasil está em alta na decoração, isso é fato. O tema tropical e referências ao Brasil estão surgindo sem pender para o lado kitsch da coisa, e, apesar da óbvia Copa do Mundo, a tendência país-tropical-bonito-por-natureza não vai passar tão cedo.


1.Cafeteira-chuveirinho da Brandani. Com muito amor, prepara uma única dose e tem estampas diversas; 2.Assadeira da linha My Lovely Kitchen, da Tramontina é a tradução da fofura na cozinha. Tem listras em cor de rosa e branco, além de um “Bonjour, mon amour” em um lettering (letras “desenhadas” e master tendência no design gráfico) absurdo de lindo! Na parte interna, o revestimento é coberto de coraçõezinhos; 3.A Plasútil juntou o combo da fofura: cor de rosa, bolinhas tom pastel e cupcakes, na nova coleção de potinhos utilitários. Nada pode ser mais fofo que isso! Tudo garimpado na Gift Fair.

 


Graças ao resgate do retrô (repetindo isso exaustivamente porque é o ponto de partida de tudo) e o estilo de vida dos anos 50, as cozinhas voltaram a ser o centro das atenções. As marcas tiveram que se reinventar para agradar uma nova geração de consumidores, que estavam cansados de cozinhas sem graça e tem uma nova relação com a comida e receber em casa. Justificativas à parte, a fofura invadiu a cozinha e não vai sair de lá tão cedo.


1. Grafismo pouco é bobagem na Linha My Lovely Kitchen da Tramontina; 2.Coleção Geometric Kittens, da Trevisan Concept. O geométrico gráfico é acompanhado por fotos engraçadas de gatinhos fofos; 3.Sofá, poltrona e banquetas com estofado geométrico coloridíssimo da Phorman; 4.Bandeja-caleidoscópio da Trevisan Concept. Expostos na Gift Fair.

 


Os triângulos são praticamente o símbolo dos hipsters. Com toda essa cultura alternativa em alta, as formas geométricas vêm sendo cultuadas em estampas de roupas, itens gráficos, maquiagens, tatuagens e agora na decoração em larga escala (hipsters gonna hate!). O colorido é um capítulo à parte e dá mais vida à simetria das formas. Vai bombar.


1.Necessaire em formato de fatias de bolo, para guardar coisas pequenas e deixar a penteadeira mais doce. Da Simas; 2.Organizadores de bijuteria e lenços em formato de vestidos(já mostramos no Prateleira!). Ficam pendurados no armário, junto com as roupas e economizam um baita espaço. Da Umbra; 3.O pufe desmontável da Uatt? oferece um lugar para sentar e guardar objetos quando montado. Se precisar de espaço, é só dobrar e guardar na própria tampa; 4.Porta lingerie em formato de roupas íntimas da Simas. Para deixar gavetas e malas organizadas com diversão. Estavam todos sendo lindos na Gift Fair.

 


As caixas e divisórias sem graça estão com os dias contados… Os organizadores estão pra lá de divertidos e muito, muito, MUITO funcionais! Prioridade para quem tem espaço limitado, vale a pena investir em algo que vai deixar tudo arrumadinho e ainda decorar/divertir o ambiente.


1.Jogo de jantar da Oxford Porcelanas. O nome da coleção é Joia Brasileira, mas bem que poderia ser Pavão Misterioso olhem só essas cores!; 2.Bandeja com estampa de penas de pavão da Trevisan Concept; 3.Taças em vidro pintadas à mão da Artes Saless; 4.Detalhe da cortina no estande da Trevisan Concept. Estandes e marcas fizeram parte da Gift Fair.

 


O hit da estampa de pavão ganhou mais força com a tendência tropical. Saiu dos objetos com o formato do bicho – que tendem a ficar kitsch – para se reinventar em cores e padronagens mais moderninhas. Must have da temporada 3.


1.Pratos decorativos em cerâmica do Greghi Design. As estampas se completam e só confirmam que Maria Antonieta sempre foi muito descolada. Estava na Craft Design; 2.Almofadas nobres da Casa Moderna, na Abup Show; 3.Cômoda com ilustração hype da realeza e cor pastel (combinam bem!). O segredo é fazer da peça o destaque do ambiente, aí não pesa no tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Da Casa Moderna, exposta na Abup Show.

 


“And we’ll never be royals, it don’t run in our blood” – já lançou a cantora Lorde. E apesar de não sermos da realeza, podemos decorar a casa com todo o requinte, já que é uma das tendências mais fortes lançadas nessa temporada. Itens estampados com retratos da nobreza pipocaram nos estandes. É legal porque casa direitinho com o tom pastel que substituiu as cores fortes nos móveis.


1.Soldadinhos de madeira de Christian Ulbricht, marca alemã que fabrica bonecos desde 1928. Lúdicos, fofos e nostálgicos, estavam na Abup Show; 2.Robô estiloso do Estúdio LG. A marca utiliza restos de madeiras nobres, madeira de demolição e objetos recicláveis para fazer os bonequinhos. Estava na Craft Design; 3.Alex DeLarge e Maria Eduarda: famosos, divertidos e… acesos? Do Estúdio LG, na Craft Design.

 


Toy art é uma alternativa divertida e incrível de ter arte em casa. Nessa temporada, os bonequinhos feitos de madeira foram resgatados, e de qualquer forma, tradicional ou moderno, ficam ótimos na decoração.


1.Ovinhos de madeira com letras que formam a palavra Love e cobertos de tinta para lousa da Corporação de Ofícios/Quatro Vezes Wipfli. Expostos na Craft Design, é claro; 2.Vasinhos em formato de gota e suspensos por fitas de tecido. Decoravam o estande da Porto Brasil na Gift Fair; 3.Cúpula de recadinhos e desejos fofos, que parecem ter sido recortados de uma lousa. O formato e os letterings conseguem ser mais adoráveis que as mensagens. Do estande da Corporação de Ofícios/Quatro Vezes Wipfli, na Craft Design; 4.Cúpulas em vidro e palavras pintadas estilo carimbo, deixam a casa mais aconchegante. Da Corporação de Ofícios/Quatro Vezes Wipfli, estavam na Craft Design.

 


Craft é um termo mais descolado (ou não) para artesanato. Tudo o que é feito em casa, ou de forma única, sem grandes máquinas e padronização, com prioridade para a produção em pequena escala é craft. Projetinhos Faça-Você-Mesmo são o auge da tendência e ter algo feito (ou com cara de feito) em casa é o ponto máximo dessa temporada (e das outras, porque essa moda vai durar bastante).