11 passos para deixar sua despensa em ordem

A organizadora de ambientes Cláudia Caprecci enumera dicas para facilitar o seu dia a dia nesta área

São Paulo – A despensa é um local que costuma ficar pouco à vista, mas não é por isso que ela pode ficar uma bagunça. O local precisa ser prático e funcional. Afinal, ninguém quer perder tempo procurando ingredientes para o jantar.

Para descobrir como organizar a despensa da melhor maneira, fomos atrás da organizadora de ambientes Cláudia Caprecci, dona do blog Perfeita Ordem. Confira as 11 etapas enumeradas pela especialista e dê um jeitinho na despensa da sua casa hoje mesmo:

1 O primeiro passo é esvaziar a despensa e colocar tudo sobre uma mesa.

2 Depois é hora de limpar as prateleiras e deixar o espaço pronto para ser organizado.

3 Feito isso, os alimentos que estão em pacotes abertos precisam ser separados dos que ainda estão fechados.

4 Neste momento é hora de ver a data de validade. Jogue fora os alimentos vencidos.

5 Agora separe-os em dois grupos: alimentos doces e alimentos salgados. Na hora de guardá-los, o ideal é que os salgados fiquem em uma prateleira e os doces em outra.

6 Os alimentos em pacotes abertos deverão ser guardados em potes plásticos. Não é necessário comprá-los. Você pode aproveitar inclusive os de sorvete. Mas se você resolver comprar, lembre-se que os quadrados e retangulares ocupam menos espaço. Além disso, opte por uma única cor para padronizar o visual.

7 O ideal é etiquetar cada pote como nome do produto e data de validade. Assim, na hora que você estiver cozinha, não vai precisar abrir todos para encontrar o que procura.

8 Organize os alimentos por grupos: junte todos os enlatados, todos os vidros, caixas de leite, garrafas d’água, sucos, refrigerantes, massas, farináceos, achocolatados, açúcar, temperos, óleos, vinagres etc.

9 Coloque as gelatinas, sopas em envelopes e temperos prontos, como caldos de carne, juntos em pequenas bandejas ou caixinhas para que não fiquem soltos. Você vai perceber a facilidade na hora que precisar usá-los.

10 Comece a guardá-los conforme os grupos formando fileiras. Ex: Fileira de caixas de leite, caixas de café, óleos. Alimentos com data de vencimento mais próximo devem ficar na frente.

11 Depois de tudo limpinho e organizado, mantenha um bloco de anotações e uma caneta próxima à despensa. Assim que acabar um alimento anote. Isso facilitará sua vida na hora de preparar a lista de compras.