REVISTA EXAME

Inscrições encerradas para o Guia EXAME de Sustentabilidade 2018

Bem-vindo à página do Guia EXAME de Sustentabilidade de 2018, realizado por EXAME em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-SP

POR QUE PARTICIPAR

A participação é gratuita. As empresas que se inscreveram neste link até o dia 29 de junho poderão acessar o próprio relatório de desempenho a partir de novembro, usando o mesmo login e senha. Todas as empresas que preencheram todas as questões têm acesso a esse relatório de desempenho online — também sem custo. No sistema, é feita a comparação da empresa com as melhores do setor e no geral das participantes, o que torna o relatório extremamente útil para estabelecer um diagnóstico e eventuais metas de melhoria.

As selecionadas para a publicação recebem o reconhecimento público do mais tradicional e prestigioso prêmio de sustentabilidade empresarial do país, a ser entregue em novembro.

A empresa tem chance de figurar no Guia de três maneiras distintas: entre as melhores por setor, como destaque em um dos 10 temas – governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com a comunidade, gestão de fornecedores, gestão de clientes, gestão da água, gestão da biodiversidade, gestão de resíduos, mudanças climáticas e transparência e combate à corrupção – ou em alguma das reportagens relacionadas ao tema da sustentabilidade que compõem a publicação. Além disso, entre as melhores por setor é eleita a Empresa Sustentável do Ano, maior destaque da publicação.

Veja o link para a gravação de uma apresentação virtual realizada no final de maio sobre o processo do Guia.

HISTÓRIA

O Guia EXAME de Sustentabilidade nasceu em 2000, com o nome de Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa. O propósito da publicação, pioneira no Brasil e no mundo, era identificar, avaliar e divulgar as melhores práticas de responsabilidade social adotadas pelas companhias no Brasil e escolher, após essa análise, as chamadas “empresas-modelo”. Esse mapeamento era feito depois que as empresas respondiam voluntariamente a um longo e detalhado questionário, baseado em um conjunto de indicadores formulado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, instituição pioneira na divulgação do conceito de responsabilidade social corporativa no Brasil.

Desde 2007, o responsável técnico pela metodologia do Guia EXAME de Sustentabilidade é o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), instituição que se tornou referência no tema da sustentabilidade no país. Nesse mesmo ano, a direção da revista decidiu mudar o nome da publicação para Guia EXAME de Sustentabilidade. No ano seguinte, a redação de EXAME, baseando-se em critérios editoriais e jornalísticos, passou a escolher, dentre as empresas-modelo, a Empresa Sustentável do Ano.

Em 2017, o Guia contou com a participação de 173 companhias que operam no Brasil. Confira todas as etapas do processo e as vantagens de participar do maior e mais respeitado levantamento sobre estratégia corporativa de sustentabilidade do país.

COMO FUNCIONA

1. Para participar, basta que a empresa se inscreva gratuitamente e preencha o questionário dentro do prazo estabelecido. Em 2018, o prazo de inscrição e de preenchimento do questionário tem início no dia 2 de maio e se encerra no dia 29 de junho. As inscrições para o Guia EXAME de Sustentabilidade 2019 devem estar abertas no mesmo período do ano que vem.

2. O questionário é composto por aproximadamente 160 perguntas, agrupadas em quatro partes de mesmo peso. Na primeira são abordadas questões sobre compromissos, transparência e governança corporativa. As demais tratam das dimensões econômico-financeira, social e ambiental da sustentabilidade empresarial. Além de responder ao questionário, as empresas são convidadas a relatar iniciativas recentes relacionadas à sua estratégia de sustentabilidade.

3. Concluído o prazo de preenchimento, em meados de junho, as respostas são analisadas pelo GVces de modo a selecionar o grupo de empresas com os melhores desempenhos nas quatro dimensões do questionário e também no geral.

4. Entre julho e agosto, essas companhias poderão ser contatadas por jornalistas de EXAME para apresentar evidências das informações prestadas no questionário. Esse grupo de participantes será então submetido a um conselho deliberativo – formado por especialistas –, que escolherá as destaques em cada um dos setores – e a melhor de cada setor. Após a reunião do conselho, realizada em meados de setembro, as empresas escolhidas para figurar no Guia são comunicadas, em sigilo, e as demais participantes informadas de que o processo de seleção foi concluído. É também nessa época que EXAME, usando critérios jornalísticos, escolhe, dentre as melhores dos setores, a Empresa Sustentável do Ano.

5. O Guia também destaca empresas por seu desempenho nos seguintes temas: governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com a comunidade, gestão de fornecedores, gestão da água, gestão da biodiversidade, gestão de resíduos, mudanças climáticas, relação com clientes e ética e transparência.

6. Nos meses de setembro e outubro, as empresas destacadas em seus respectivos setores e as companhias destaques nos temas serão entrevistadas por jornalistas de EXAME para a produção das reportagens. As demais empresas participantes da pesquisa também poderão ser contatadas pelos jornalistas para ilustrar as outras várias reportagens relacionadas à sustentabilidade que compõem a publicação.

7. É também no mês de setembro que todas as participantes podem acessar o relatório que apresenta o desempenho da companhia por dimensão, critérios e indicadores, assim como as médias de todo o universo pesquisado e também das empresas que são destaque em seus respectivos setores. Dessa forma, o relatório constitui uma ótima ferramenta para avaliar a estratégia de sustentabilidade de uma empresa, definir melhorias e planos de ação.

8. Em novembro o Guia é lançado.

DÚVIDAS FREQUENTES

Como minha empresa pode participar da pesquisa?
Basta que se inscrever gratuitamente e preencher o questionário dentro do prazo estabelecido. Em 2018, o prazo de inscrição e de preenchimento do questionário tem início no dia 2 de maio e se encerra no dia 29 de junho. A inscrição e o preenchimento do questionário são feitos online. Todos os anos, as empresas podem se inscrever clicando aqui.

Qual o tamanho e o conteúdo do questionário que a empresa precisa responder para participar da pesquisa?
O questionário é composto por aproximadamente 160 perguntas, agrupadas em quatro partes. Na primeira são abordadas questões sobre compromissos, transparência e governança corporativa. As demais tratam das dimensões econômico-financeira, social e ambiental da sustentabilidade empresarial.

Além de preencher o questionário, a empresa precisa fornecer mais alguma informação?
Todas as participantes serão convidadas a relatar três práticas recentes relacionadas à sua estratégia de sustentabilidade nos seguintes temas:

1 – Governança da sustentabilidade

2 – Direitos humanos

3 – Relação com a comunidade

4 – Gestão de fornecedores

5 – Gestão de água

6 – Gestão da biodiversidade

7 – Gestão de resíduos

8– Gestão de clientes

9– Mudanças climáticas

10– Transparência e combate à corrupção

Além disso, ao longo do processo, elas podem ser contatadas por jornalistas da revista EXAME para fornecer evidências das informações prestadas no questionário e nos relatos.

Existe algum custo envolvido no processo?
Não, o processo não tem nenhum custo para a empresa.

Ao participar da pesquisa, em quais situações a minha empresa pode ser mencionada na publicação?
A empresa tem chance de figurar no Guia de três maneiras distintas: entre as melhores de um determinado setor, como destaque em um dos 10 temas – governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com a comunidade, gestão de fornecedores, gestão de clientes, gestão da água, gestão da biodiversidade, gestão de resíduos, mudanças climáticas e transparência e combate à corrupção – ou em alguma das reportagens relacionadas ao tema da sustentabilidade que compõem a publicação. As informações das empresas são confidenciais e só serão utilizadas nas reportagens do Guia se elas consentirem.

Qual a vantagem de participar do Guia se a minha empresa não figurar entre as melhores?
Todas as empresas que participam do levantamento recebem gratuitamente ao final do processo um relatório de desempenho. Esse documento permite avaliar sua estratégia de responsabilidade corporativa em relação às melhores empresas e a todo o universo pesquisado. O relatório de desempenho é elaborado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), instituição que é hoje referência no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão públicas e empresariais para a sustentabilidade no país.

Se houver alguma dúvida durante o processo, como é possível obter informações?
Entre em contato com a equipe do Guia pelo email sustentabilidade@abril. com.br

Entidades sem fins lucrativos e ONGs podem participar?
Não. O Guia é voltado para empresas, sejam elas privadas ou públicas, de capital aberto ou fechado.