REVISTA EXAME

Inscrições encerradas para o Guia EXAME de Compliance 2019

A publicação do maior levantamento sobre as melhores práticas de conformidade ética está prevista para novembro

POR QUE PARTICIPAR

O Guia EXAME de Compliance é uma publicação pioneira no Brasil, fruto de uma parceria entre EXAME, o Instituto FSB Pesquisa e a Fundação Dom Cabral. O objetivo é avaliar e reconhecer publicamente as melhores práticas de conformidade ética nas empresas.

As inscrições foram encerradas no dia 5 de agosto.

A participação é gratuita. As empresas que se destacarem com as melhores práticas identificadas na pesquisa serão reconhecidas com a participação numa reportagem especial da revista EXAME e premiadas num evento, previsto para novembro de 2019.

Além da possibilidade de reconhecimento público, a participação também funciona como uma ferramenta de auto-diagnóstico importante. Cada participante terá acesso individual e sigiloso a um relatório comparativo do próprio desempenho em relação ao da média das participantes.

METODOLOGIA

O questionário de avaliação do Guia EXAME de Compliance foi desenvolvido pelo Instituto FSB Pesquisa, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), com o objetivo avaliar o grau de maturidade da política e das práticas de compliance nas empresas em atividade no Brasil. O diagnóstico leva em consideração sete eixos de avaliação:

1. Estrutura da área de compliance
2. Uso de tecnologias para compliance
3. Maturidade e eficiência do compliance
4. Estrutura do código de ética
5. Sistemas de combate à corrupção
6. Processos judiciais e leniência
7. Comunicação do compliance

Além do preenchimento do questionário, as empresas com as pontuações mais altas serão visitadas por uma equipe de jornalistas de EXAME responsáveis pela conferência dos dados informados.

A partir da análise do desempenho geral, setorial e por porte, o conselho curador fará uma reunião para validar as conclusões finais, conforme o cronograma descrito abaixo.

O conselho curador do Guia EXAME de Compliance é formado por:

BRUNO BARATA, advogado, especialista em direito administrativo
DALTON SARDENBERG, professor doutor de governança corporativa na Fundação Dom Cabral
FELIPE DANTAS DE ARAÚJO, consultor jurídico da Controladoria Geral da União (CGU)
HELOÍSA BEDICKS, superintendente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)
MARCELO STOPANOVSKI, ex-secretário da CGU e sócio-diretor da Stopanovski Consultoria
MARCEL DALTRO, advogado, especialista em relações governamentais, sócio da Nelson Wilians Advogados Associados
MARCELO CRESPO, advogado e diretor-geral da Associação Brasileira de Auditoria, Riscos e Compliance (Abrarc)
RODRIGO MUDROVITSCH, advogado criminalista com especialidade em direito público
VALDIR SIMÃO, ex-ministro-chefe da CGU e ex-ministro de Planejamento

INSCRIÇÃO E CRONOGRAMA

O processo teve início em maio, com a previsão de divulgação do reconhecimento em novembro. Para participar da pesquisa é preciso seguir as seguintes etapas.

Etapa 1: Inscrição e preenchimento do questionário de avaliação
Para participar do processo de avaliação, as empresas preencheram um questionário online. Todo o processo de participação é gratuito.

• Etapa 2: Análise do desempenho
Em agosto, o Instituto FSB Pesquisa analisará as respostas e o desempenho de cada empresa. Nota de confidencialidade: as empresas que não forem selecionadas para a etapa de apuração jornalística não terão seus nomes divulgados publicamente.

• Etapa 3: Apuração jornalística
Até o final de agosto, as empresas selecionadas na análise de desempenho serão contatadas por jornalistas de EXAME para apresentar evidências das informações prestadas no questionário e confirmar os melhores desempenhos e destaques.

• Etapa 4: Avaliação do conselho curador

No início de setembro, os resultados da pesquisa serão compartilhados na reunião final do conselho curador, realizada com o objetivo de comentar e validar as conclusões da pesquisa.

EXAME irá escolher as empresas que receberão destaque no Guia EXAME de Compliance, a partir da consolidação de todos os resultados e avaliações realizadas.

CONTATO

Entre em contato para tirar dúvidas sobre o Guia EXAME de Compliance pelo email pesquisa@fsb.com.br ou pelo telefone (61)3323-1072, com André Jácomo, Renan Klein ou Tamiris Almeida.