Volume de vendas em supermercados recua no 1º semestre

No primeiro semestre de 2012, as vendas em volume recuaram 0,2% sobre o mesmo intervalo do ano anterior

São Paulo – O volume vendido nos supermercados registrou queda de 1,6% entre janeiro e junho deste ano na comparação com igual período do ano passado, de acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), divulgado nesta quarta-feira, 31. No primeiro semestre de 2012, as vendas em volume recuaram 0,2% sobre o mesmo intervalo do ano anterior.

Fabio Gomes, gerente de atendimento da Nielse, observa que o maior impacto para a queda no volume parte da categoria bebidas alcoólicas (-5,7%) e não alcoólicas (-2,2%), que representam, juntas, cerca de 20% do indicador.

“As vendas de cerveja e bebidas puxaram para baixo o volume nos supermercados. As vendas foram menores em função da mudança de hábito, com consumidores buscando alimentos saudáveis, e pelo reajuste de preços nessas categorias”, disse.

Gomes observou também que as vendas em estabelecimentos de menor porte foram melhores, apesar de terem apresentado queda.

Os mercados com um a quatro check-in (caixa) tiveram queda em volume de 0,2% no primeiro semestre, enquanto nos supermercados com 10 a 19 check-in a redução do volume foi de 2,3%.

“Esses pontos comerciais são mais voltados para a venda de produtos de primeira necessidade e reposição, o que explica a performance melhor”, afirmou.