Veja quais foram as notas de dinheiro mais bonitas do planeta em 2017

O franco suíço venceu pelo segundo ano consecutivo (mas com margem apertada) o “Oscar das moedas“ promovido pela International Bank Note Society‘s (IBNS)

São Paulo – O franco suíço venceu pelo segundo ano consecutivo o “Oscar das Moedas” com uma nova cédula desenhada por Manuela Pfrunder.

O design eleito mostra mãos conduzindo uma orquestra e um pequeno mapa do sistema ferroviário do país – segundo o comunicado à imprensa, é uma referência à famosa pontualidade suíça.

A vitória na disputa foi com a margem mais apertada da história, seguida por cédulas da Escócia, Canadá, Fiji, Noruega e Djibouti.

O concurso é promovido todo ano pela International Bank Note Society‘s (IBNS), criada em 1961 e com sede em Washington DC, capital dos Estados Unidos.

170 novas notas foram lançadas no mundo em 2016 e quase um terço foi considerada com design suficientemente novo para estar apta a concorrer.

As inscrições para a edição 2018 já estão abertas. Para ser membro da IBNS basta pagar uma anualidade de 36 dólares e hoje há mais de 2 mil associados espalhados por 90 países, segundo o site oficial.

A nota do franco suíço que venceu a competição traz uma representação da pontualidade:

Cédula de franco suíço

 

A nota de 10 libras esterlinas da Escócia traz a astrônoma e matemática Mary Somerville na frente e lontras no verso:

Cédula de libra esterlina

 

Cédula de libra esterlina

 

A nota de 7 dólares de Fiji traz o seu time de rugby que levou o ouro na Rio 2016 – a primeira medalha olímpica da história do país:

Cédula do dólar de Fiji

 

A nota de 40 francos do Djibouti mostra o tubarão-baleia, presente na costa do país:

Cédula de dinheiro do Djibouti

 

Cédula de dinheiro do Djibouti

 

A nota de 10 dólares do Canadá mostra políticos e regiões do país:

Cédula de dólar do Canadá

 

Cédula de dólar do Canadá