Varejo reagiu bem às medidas de estímulo do governo, diz Luiza Trajano

Segundo a empresária, após a redução de IPI para linha branca a reação do varejo foi baixar rapidamente todos os preços, resultando no aumento das vendas

São Paulo –  A empresária Luiza Helena Trajano, diretora-presidente do Magazine Luiza, disse que o mercado reagiu muito bem às medidas anunciadas pelo governo para estimular a economia, entre elas a redução da alíquota do IPI para produtos da linha branca. Segundo a executiva, a reação do varejo foi baixar rapidamente todos os preços, resultando no aumento das vendas.

“Com essa reação, o consumidor acredita mais na economia brasileira”, disse na chegada ao evento Prêmio Líderes do Brasil, promovido pelo Lide Grupo de Líderes Empresariais, em São Paulo.

Segundo Luiza existe hoje um temor geral com a crise internacional, mas, no seu entender, o efeito é mais psicológico. “Se não tivéssemos essas medidas poderíamos ter um trimestre pior. O governo acertou.”

A empresária estima um crescimento entre 4% e 4,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2012. Ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que PIB do Brasil ficou estável no terceiro trimestre ante o segundo trimestre deste ano e teve alta de 2,1% sobre o mesmo período de 2010. No ano, acumula elevação de 3,2% e, em 12 meses, expansão de 3,7%.

Luiza estimou ainda que os juros devem cair ao longo de 2012, mas não fez projeção numérica para o indicador. Ela também acredita que a inflação ficará sob controle.