Varejo contratou em outubro; indústria demitiu, diz IBGE

Segundo o instituto, o comércio criou 164 mil postos de trabalho no mês passado, enquanto houve retração de 2,4% no número de vagas na indústria

Rio – O comércio criou 164 mil postos de trabalho no mês de outubro, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 21.

O resultado representou um aumento de 3,9% no número de ocupados no setor em outubro em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2012, houve crescimento de 1,0%, com a criação de 42 mil vagas no comércio.

Na direção oposta, a indústria e a construção dispensaram trabalhadores. Em relação a setembro, houve retração de 2,4% no número de vagas na indústria, o equivalente a 90 mil trabalhadores demitidos.

Em relação a outubro de 2012, a queda também foi de 2,4%, o mesmo que 89 mil vagas a menos. Na construção, houve queda de 2,8% no número de ocupados em relação a setembro, 51 mil trabalhadores a menos. Em relação a outubro de 2012, a queda foi de 4,0%, ou 75 mil vagas cortadas.