Van Rompuy ressalta “ambição” da União Europeia no Brasil

O Brasil não é só um companheiro estratégico, é também um amigo", explicou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy

Brasília – O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, destacou nesta quinta-feira em Brasília a “ambição” que a União Europeia (UE) tem no Brasil em matéria econômica e comercial e ressaltou os investimentos que o país sul-americano faz nas nações integrantes da instituição.

Van Rompuy fez estas declarações em entrevista coletiva após a realização da sexta cúpula União Europeia-Brasil.

“Esta cúpula está marcada pela ambição, sobretudo em economia e comércio. É uma reunião de confiança. O Brasil não é só um companheiro estratégico, é também um amigo”, explicou, ressaltando que o país atualmente atrai grande atenção internacional.

Van Rompuy lembrou que o Brasil faz mais investimentos na União Europeia do que em outras economias emergentes como China ou Índia. Além disso, comemorou os acordos fechados nesta cúpula e que o fato de haver “laços cada vez maiores” entre as sociedades europeia e brasileira. Ele ressaltou que a associação entre a UE e os países do Mercosul abre, segundo sua opinião, “possibilidades que consolidariam e abririam novas vias de cooperação”.

O presidente do Conselho Europeu explicou também que “a conjuntura financeira e global” foi parte da discussão de hoje em Brasília e que nesse sentido houve grandes avanços.

“A UE avançou muito, está em um ponto de inflexão. Estamos melhorando as economias e sua competitividade. O projeto de união bancária já está bem antecipado. O caminho que estabelecemos é crucial para a recuperação econômica”, explicou.

Sobre a situação no Oriente Médio, Van Rompuy disse que “a UE está convencida de que chegou o momento de tomar medidas ambiciosas para a paz” na região e pediu às partes do conflito palestino-israelense a tratar o assunto.