UE eleva precisão para economia da Grécia em 2016

Segundo a Comissão Europeia, o braço executivo da UE, a economia grega se provou mais resistente do que o esperado após os choques do ano passado

Atenas – A União Europeia (UE)revisou para cima a previsão de crescimento da economia da Grécia na terça-feira. A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) país contraia 0,3% em 2016, ante estimativa de contração de 0,7% feita no ano passado.

Segundo a Comissão Europeia, o braço executivo da UE, a economia grega se provou mais resistente do que o esperado após os choques do ano passado, quando disputa entre o governo grego e os credores internacionais levou à adoção de controles de capital.

No relatório divulgado hoje, a comissão disse acreditar que a economia da Grécia voltará a expandir no segundo semestre do ano, contanto que Atenas e os credores completem a revisão do pacote de resgate financeiro.

O processo, no entanto, tem se arrastado por meses, graças à discordâncias entre a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o tamanho do corte fiscal que será imposto ao governo grego. O FMI advoga um corte maior no orçamento do que a Comissão.

Fonte: Dow Jones Newswires