Turquia diz que tarifação de Trump afeta relações e promete represálias

Anúncio de Trump arrastou lira turca para novo mínimo histórico perante dólar, levando a moeda a perder quase um quarto de seu valor durante dia

A Turquia advertiu nesta sexta-feira (10) que a decisão do presidente americano, Donald Trump, de dobrar as tarifas alfandegárias ao aço e ao alumínio procedentes deste país pode afetar as relações e prometeu represálias contra uma medida que, afirma, vai contra as normas da OMC.

“Os Estados Unidos devem saber que o único resultado que tais sanções e pressões vão trazer (…) será danificar nossas relações como aliados”, afirmou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

“Como com todas as medidas tomadas contra a Turquia, será dada a resposta necessária”, destacou, acrescentando que a medida “ignora” as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo o comunicado, os comentários que Trump fez a respeito no Twitter “não se podem conciliar com a seriedade própria do Estado”.

Horas antes, o anúncio de Trump arrastou a lira turca para um novo mínimo histórico perante o dólar, levando a moeda local a perder quase um quarto de seu valor durante o dia.