Taxa de juros para pessoas físicas é recorde em novembro

Para as empresas, a taxa média de juros atingiu 23,5% ao ano para os recursos livres e 8% ao ano referentes aos recursos direcionados

Brasília – A taxa média de juros com recursos livre, comumente utilizados pelo mercado, custou para as pessoas físicas, em novembro, 44,2% ao ano. É a maior taxa desde novembro de 2011, informou o Banco Central (BC). Para os créditos direcionados, o custo médio das operações no segmento ficou 7,8% ao ano.

Para as empresas, a taxa média de juros atingiu 23,5% ao ano para os recursos livres e 8% ao ano referentes aos recursos direcionados, como os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com crescimento médio de 0,1 ponto percentual.

O spread bancário, que é a diferença entre a taxa cobrada entre o valor que o banco paga a quem empresta e cobra do tomador do empréstimo, os recursos captados pelas instituições, no segmento livre e direcionado diminuiu 0,2 ponto percentual ao mês, situando-se em 12,6 pontos percentuais, informou o BC.