Suspensão de carne brasileira pela Rússia não é grave, diz Blairo

Ministro afirmou ainda que as devidas correções serão feitas e reapresentarão as plantas para que elas sejam habilitadas

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou neste sábado que o governo brasileiro não foi notificado sobre decisão da Rússia de impor barreiras adicionais contra importação de carne de frigoríficos brasileiros, e que o assunto não parece “grave”.

“A gente ainda não sabe com certeza o que é, mas uma coisa é certa: coisa grave não é”, afirmou Maggi a jornalistas.

“Vamos fazer as devidas correções e reapresentar as plantas para que elas sejam habilitadas”, acrescentou Maggi, descartando que a medida tenha alguma relação com a operação Carne Fraca.

Mais cedo neste sábado, mídias brasileiras publicaram que a autoridade sanitária russa proibiu temporariamente a importação de um frigorífico brasileiro e impôs controles sanitários mais rígidos a outros cinco.

O Ministério da Agricultura afirmou em nota que ainda não foi notificado da decisão.

Segundo as reportagens, a Rússia suspendeu temporariamente importações do frigorífico Mataboi e ampliou controles sobre produtos de JBS, Aurora, Frigoestrela, Frigol, e Frigon, após ter encontrado substâncias fora dos padrões sanitários russos.

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não foi notificado sobre a decisão da Rússia em relação a suspensão temporária de alguns frigoríficos brasileiros. Diante disso, o Mapa não tem como se posicionar a respeito do assunto”, disse o ministério em nota.

Desde março, quando a Polícia Federal desencadeou a operação Carne Fraca, para investigar denúncias de que frigoríficos pagavam propina a fiscais do Ministério da Agricultura para obterem a liberação de carnes, vários países anunciaram a suspensão parcial ou total de importações de carnes do Brasil.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Eles são os maiores importadores da nossa carne e suspenderam as compras e esse merda corrupto diz que não é grave????