S&P reafirma rating dos EUA em AA+, perspectiva estável

"Presumimos que a força institucional de longa data, verificações robustas e o equilíbrio dos EUA darão apoio à execução política na administração Trump"

São Paulo – A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) afirmou o rating dos Estados Unidos em AA+, com perspectiva estável. A ação segue a confirmação de Donald Trump como presidente eleito do país.

“Nós presumimos que a força institucional de longa data, verificações robustas e o equilíbrio dos EUA darão apoio à execução política na administração Trump, apesar da falta de experiência do presidente eleito no serviço público – o que aumenta as incertezas sobre suas propostas”, diz a agência em relatório divulgado nesta noite.

“A força de crédito dos EUA inclui sua economia diversificada e resiliente, flexibilidade da política econômica e status único de emissor da principal moeda de reserva do mundo”, avalia a S&P.

“No entanto, a alta dívida do governo geral e o aumento da incerteza sobre a trajetória do país restringe os ratings”, pondera.