Site terá entrevistas com 40 vencedores do Nobel de Economia

Entrevistas serão publicadas a cada duas semanas nos próximos dois anos em uma nova plataforma digital do UBS

São Paulo – A companhia de serviços financeiros suíça UBS anunciou hoje o lançamento de uma plataforma digital que vai reunir entrevistas gravadas com cerca de 40 vencedores do Prêmio Nobel de Economia. 

A “Nobel Perspectives” é uma parceria com os produtores alemães Frank e Thomas Elstner e continua com um projeto iniciado em 1985 por Frank para documentar a vida e o trabalho de ganhadores.

“Percebi o quanto essas pessoas extraordinárias têm em comum: paciência infinita, grande curiosidade, determinação confiável e, acima de tudo, modéstia. Além de serem pensadores progressistas, eles são modelos de pessoas para a vida em uma sociedade tolerante”, diz Frank.

O primeiro perfil, publicado hoje, é com o teorista dos jogos Alvin E. Roth, vencedor do prêmio em 2012, que responde a pergunta “Como fazer combinações que durem?”.

Ao longo dos próximos dois anos, outras entrevistas e materiais serão acrescentados a cada duas semanas, mais ou menos, junto com comentários e análises do “economista secreto” Tim Harford e do economista global da UBS, Paul Donovan.

Na lista dos vencedores participantes estão Kenneth J. Arrow, James M. Buchanan Jr., Gérard Debreu, Sir Arthur Lewis, Christopher Pissarides, Alvin E. Roth, Paul A. Samuelson, Theodore W. Schultz, William F. Sharpe, Herbert A. Simon e Robert M. Solow.

Na segunda-feira retrasada, dia 12, o Prêmio Nobel de Economia de 2015 foi para Angus Deaton, britânico-americano famoso por seus trabalhos sobre pobreza e desigualdade e decisões de consumo no nível microeconômico.