Setor privado dos EUA cria 119 mil empregos em abril

O número ficou bem abaixo do esperado, registrando o menor ganho desde setembro de 2011

Nova York – Os empregadores do setor privado criaram 119 mil postos de trabalho em abril, número bem abaixo do esperado, registrando o menor ganho desde setembro de 2011, mostrou um relatório divulgado nesta quarta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam que o Relatório Nacional de Emprego da ADP mostrasse um ganho de 177 mil empregos. O relatório é feito em conjunto com o Macroeconomic Advisers LLC.

“Esse é um relatório perturbador”, disse o vice-presidente de investimento do Lenox Advisors em Nova York, David Carter.

“A força da recuperação econômica nos Estados Unidos está claramente incerta. Esperançosamente, nós não teremos um terceiro verão (no hemisfério norte) consecutivo de crescimento mais fraco.” O número de criação de postos de trabalho de março também foi revisado para baixo, para criação de 201 mil vagas ante 209 mil previamente reportado.

O setor manufatureiro fechou 5 mil postos de trabalho, a primeira perda desde setembro do ano passado. Esse número contrastou com dados mais otimistas de terça-feira que mostraram que uma medida de emprego do setor subiu ao nível mais alto desde junho do ano passado.