Senadores querem explicações sobre impacto de apagões

“Nós temos tido uma frequência muito significativa de apagões e isso provoca um prejuízo porque queimam os transformadores nas propriedades", disse senadora

Brasília – A Comissão de Agricultura do Senado (CRA) deve ouvir nos próximos dias representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura sobre o impacto dos apagões de energia elétrica na atividade agropecuária e sobre as soluções para o problema.

O requerimento de audiência pública foi aprovado nesta quinta-feira (20).

“Nós temos tido uma frequência muito significativa de apagões e isso provoca um prejuízo porque queimam os transformadores nas propriedades. A restauração recupera esse equipamento, mas a qualidade da operacionalização cai e aí prejudica todo o sistema”, justificou a senadora Ana Amélia (PP-RS) autora do requerimento.

Hoje (20) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reiterou que não há risco de desabastecimento de energia no país.

“Este risco é mínimo. Para tudo na vida existe um risco. Por que acreditar nesta possibilidade [de apagão] e não que o risco é mínimo?”, perguntou ao chegar ao workshop das empresas do sistema Eletrobras, na capital federal.