Rússia estima exportação de grãos em 15,5 mi toneladas

O país espera importações de grãos de 1,2 milhão de toneladas durante a temporada 2012 e 2013

Moscou – As exportações de grãos da Rússia devem alcançar 15,5 milhões de toneladas na temporada 2012/13, das quais 11 milhões já foram exportadas, disse o vice-ministro da Agricultura Ilya Shestakov nesta quarta-feira.

“Uma vez que esperamos que os portos de águas rasas fechem logo, as exportações vão ser retomadas na primavera”, disse Shestakov em conferência de agricultura. O excedente exportável oficial é de 10 milhões de toneladas.

O país espera importações de grãos de 1,2 milhão de toneladas durante o mesmo período.

Shestakov acrescentou que o ministério entrará na temporada 2013/14 com níveis criticamente baixos de estoques de passagem de grãos.

A Rússia, historicamente o terceiro maior exportador de trigo do mundo, foi afetada por clima quente e seco este ano, o qual reduziu a colheita do cereal em um terço e levou os preços domésticos a níveis recordes.

Shestakov disse que o país ainda está no caminho de uma colheita de 71 milhões de toneladas de grãos em peso limpo este ano e não pretende impor limites às exportações.

O clima adverso, no entanto, forçou o ministério a reduzir sua perspectiva para a área semeada de inverno para 15,9 milhões de hectares, disse Shestakov.

Anteriormente, 16,82 milhões de hectares deveriam ser semeados com grãos de inverno para a safra 2013.

A Rússia visa vender até 1,25 milhão de toneladas de grãos este ano a partir de seus estoques de 5 milhões de toneladas. O governo tem vendido até 130 mil toneladas de grãos por semana, começando em 23 de outubro.

Shestakov disse que o ministério planeja recomeçar as vendas de grãos em fevereiro de 2013.